O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de pensões e benefícios trabalhistas. Mas não são apenas aqueles que celebram contratos formais sob o regime CLT que têm esse direito. Profissionais autônomos e donas de casa também podem contribuir com o INSS.
Nesse caso, algumas pessoas, inclusive donas de casa, querem saber se têm direito a uma pensão, por quanto tempo terão que contribuir e como fazê-lo, pois não possuem vínculo empregatício comprovado.
As contribuições podem ser facultativas nestes casos e, caso ocorram, devem ser feitas por conta própria, a critério do trabalhador fazer contribuições mensais mediante o pagamento de orientações previdenciárias.
INSS faz pagamentos para a aposentados e donas de casa na próxima semana
As donas de casa devem ter contribuído há pelo menos 15 anos, com idade mínima de 61 anos. Para as donas de casa, a idade mínima é de 65 anos e o período de contribuição é de 20 anos. Os valores das contribuições podem variar e os contribuintes podem escolher até três alíquotas.
Para receber este benefício, os pagamentos à Previdência Social não devem ser interrompidos por períodos superiores a 6 meses. Por isso, é importante ficar atento às datas de pagamento para não interromper os benefícios e cancelar os vínculos com a Previdência Social.
Caso a dona de casa não pague em até 6 meses, ela pode contribuir novamente e se reconectar com o INSS, pois terá que ir até à unidade do INSS para recadastrar e poderá recuperar o valor pago.
As informações da Previdência também estão disponíveis no aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS e no site do governo federal (https://www.gov.br/pt-br). Os advogados da Previdência Social recomendam que a pessoa siga o período de pré-aposentadoria porque a Previdência Social nem sempre avisa quando os benefícios estão disponíveis.
Calendário do INSS
Calendário de pagamento INSS 2022: veja as datas
Confira abaixo as datas e a tabela de pagamento INSS e de benefícios previdenciários de 2022, mês a mês, conforme o limite do pagamento e número final do benefício:

Qual o valor da contribuição INSS?
As contribuições variam do salário mínimo ao teto do INSS, atualmente fixado em R$ 7.087,22. Também é possível escolher entre taxas de 5%, 11% e 20%.
Para se inscrever nas contribuições opcionais, você deve entrar em contato com o INSS através da central de atendimento no telefone 135, ou selecionar Solicitações pelo site da Receita Federal.
Depois é preciso preencher o Guia da Previdência Social (GPS), o modelo pode ser encontrado na internet ou em uma papelaria. Deve-se notar que o número de fechamento mensal é 1929 e o número trimestral é 1937.
Para quem optar por uma contribuição de até 20%, é necessário o código GPS 1406, que é de 242,40 reais. Se a contribuição for de 11%, após o código GPS 1473, pague 133,32 reais. Pessoas da faixa de baixa renda cadastradas no cadastro único podem contribuir com 5% no valor de R$ 60,60.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.