INSS: Salário vai vir em dobro para alguns aposentados
O INSS liberou a antecipação dos benefícios para os segurados que residem ou tem domicílio bancário nas regiões afetadas pelas chuvas, onde foi decretado estado de calamidade pública. Veja como funciona a antecipação.
As cidades que com decreto de calamidade pública devido às chuvas são: Petrópolis (Rio de Janeiro), Teresina de Goiás (Goiás) e Canapi (Alagoas). A antecipação do INSS ocorre através de portaria publicada no Diário Oficial da União e dura, a princípio, até que durar o estado de calamidade nessas regiões.
Leia mais: INSS: Nova linha de empréstimo consignado libera R$20 mil para aposentados
As liberações dos valores iniciam já no mês de março. Para que o segurado tenha direito a receber os benefícios INSS antecipados, é preciso que ele faça a solicitação antes. O período para solicitar é do dia 25 de março até 31 de maio. Veja como solicitar.
Como receber antecipação
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A portaria determina que o INSS vai antecipar o valor do benefício para ajudar essas pessoas que precisam de dinheiro devido as perdas que tiveram por causa das chuvas. Funciona da seguinte forma: o segurado retira o valor do benefício antecipado, como um empréstimo e paga em até 36 parcelas sem juros.
O pagamento das parcelas será por desconto em folha. A cobrança inicia no terceiro mês após a antecipação, com prazo de 36 parcelas. Mas, se o benefício for suspenso antes do término do pagamento, sem aviso prévio, o INSS arca com o débito restante.
A antecipação não será automática para quem reside nesses locais. É preciso que o segurado solicite. Para fazer a solicitação, o segurado do INSS precisa ir até a instituição pagadora do benefício (banco), onde terá uma lista com os nomes. Mas, se o nome não estiver nessa lista, o segurado deve ir até a Previdência Social para solicitar.
Conforme o INSS, depois da solicitação, o valor antecipado do benefício entra na conta em até 5 dias úteis. Então, se você reside nesses municípios e precisa de dinheiro, não deixe de solicitar a antecipação.
Leia mais: Bolsonaro acaba de mandar recado para os aposentados
Se você gostou das informações sobre antecipação de benefícios, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: