INSS: Segurados vão ter surpresa na conta no mês de maio. Confira
O INSS começa a pagar um valor extra no mês de maio para alguns de seus segurados. Na matéria a seguir, você consegue ver a que se refere esse valor e a lista de quem recebe, assim como o link para consultar se tem direito a esses valores.
Leia mais: INSS: 13º salário foi cancelado? Entenda 3 situações que não vão liberar o abono
O valor extra aos segurados INSS que começa a ser pago no mês que vem, faz parte de um pacote de pagamentos atrasados que o Instituto está realizando. Esse pagamento é devido a um erro no cálculo de quanto cada beneficiário teria direito no valor de sua aposentadoria, pensão ou outro seguro.
Para corrigir esse erro, uma ação judicial está em tramitação para pagar os valores atrasados a essas pessoas. Os pagamentos já são realizados desde o ano de 2013 e o calendário foi dividido a fim de ficar justo para todos. Teve prioridade os beneficiários ativos, mais idosos, com maiores valores e quem tinha alguma doença grave também pôde solicitar antes.
A ação ficou conhecida como Revisão do Artigo 29, pois aconteceu uma má interpretação do inciso II do artigo 29 da Lei 8213/91. Esse artigo determina que o valor do benefício precisa ser 80% dos maiores salários. Mas, a média calculada foi de 100% dos salários.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Sendo assim, muitas pessoas tiveram prejuízos, pois as contribuições menores também somaram junto à média. A boa notícia, é que as pessoas que têm direito já estão recebendo desde 2013.
Agora, é a vez de quem estava com o benefício cessado ou suspenso na data de 17/04/2012, com idade até 45 anos. Esses têm direito a um valor superior a R$ 6.000,01.
Tabela de pagamentos

Como consultar se tem direito
Os segurados INSS que possuem valores para resgate, receberam uma carta avisando. Sendo assim, o pagamento começou a ser distribuído de forma automática. Mas, caso você cumpra os requisitos da tabela acima e não recebeu, pode acessar o link para consultar. CLIQUE AQUI.
Leia mais: INSS: Liberado abono de R$ 3.636 para todos os segurados – Confira agora
Se você gostou das informações sobre a Revisão do Artigo 29 INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados tanto quanto você.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!