Ótima notícia para os aposentados do INSS! O pagamento dos valores liberados pelo INSS começa esse mês. Confira mais informações.
A justiça já confirmou, desde o dia 21 de março, que mais de 80 mil segurados do INSS que ganharam ações judiciais contra o instituto vão receber valores liberados pelo INSS. Para quem ainda está a par do assunto, essas dívidas se tratam de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) que o órgão previdenciário vai pagar neste mês.
Leia mais: Pagamento do 14° salário tem mudança na CCJ
Ainda segundo as informações oficiais, o montante total de pagamentos já está em R$1,3 bilhão. Tal valor já está disponível para os pagamentos em razão do pedido do Conselho da Justiça Federal (CJF) e vai chegar aos segurados através dos tribunais regionais federais (TRFs). Assim, você que tem valores liberados pelo INSS deve ficar atento ao site.
Fique atento às novidades sobre os valores liberados do INSS!
Pagamento dos valores liberados do INSS
As Requisições de Pequeno Valor (RPVs), comumente chamadas de indenizações, se tratam de dívidas que o INSS adquiriu ao passo que perdeu uma ação judicial. Nesses casos, o segurado tem total direito de receber o valor que foi estipulado pelo juiz no momento da decisão final.
Contudo, é muito importante deixar claro que as RPVs cobrem dívidas de no máximo 60 salários mínimos vigentes. Essa quantidade de salários é equivalente a cerca de R$72 mil reais, atualmente. Contudo, se houver mudanças no salário mínimo, o valor máximo das RPVs também pode mudar proporcionalmente.
“Cabe aos TRFs, conforme cronogramas próprios, efetuar o depósito dos recursos financeiros liberados. Além disso, om relação ao dia em que as contas serão efetivamente liberadas para saque, esta informação deverá ser obtida em consulta de RPVs disponível no Portal do Tribunal Regional Federal responsável”, disse, por nota, o CJF.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Dessa forma, os tribunais regionais federais das 5 regiões são os órgãos responsáveis pelos pagamentos das RPVs. Então, para receber o pagamento o segurado que tem valores para receber deve ficar de olho no site do TRF em que se deu o seu julgamento.
Como sacar os valores liberados pelo INSS
Os saques acontecem tanto através do Banco do Brasil como também pela Caixa Econômica Federal e não é obrigatório ser correntista para receber. Isso porque ambas as instituições contam com o pagamento através de transferência entre agências bancárias. Dessa forma, temos duas opções para receber seu dinheiro nessas agências.
A primeira opção é para os correntistas e clientes tanto do Banco do Brasil como da Caixa, esse pode optar pelo crédito automático em conta. Assim, a partir do momento em que o TRF liberar o pagamento, ele estará disponível em até um dia útil para você. Já a segunda opção se trata do segurado ir até à agência ou pedir o saque na boca do caixa mesmo, a partir do CPF e um termo de solicitação que os bancos exigem.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Urgente: Hoje os segurados INSS podem pedir benefício em dobro
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: