Instabilidade no sistema acaba suspendendo as perícias médicas do INSS que já estavam agendadas! Confira agora mais informações:
De acordo com dados, quase 1 milhão de brasileiros esperam pela realização de perícia médica do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para receber benefícios. Essas pessoas têm diferentes razões para aguardar a perícia, desde o Benefício de Prestação Continuada (BPC) até auxílios por incapacidades e pensão por morte.
Este mês de março apresenta o maior número de pessoas na fila dos últimos quatro anos. Em março de 2020, quando os agendamentos foram interrompidos devido à pandemia, eram 726.894 brasileiros aguardando perícia. Em março de 2021, o número caiu para pouco mais de 635 mil pessoas, mas voltou a crescer em março deste ano, ultrapassando 1 milhão.
Pandemia Covid-19 afeta até os dias atuais:
A presidente do Instituto Brasileiro de Previdência Social (IBDP), Adriane Bramante, atribui esse aumento ao acúmulo de pedidos gerados durante os meses mais agudos da Covid-19 em 2020, quando as perícias foram interrompidas, além do aumento do número de benefícios solicitados devido à pandemia. Outro fator que contribui para o aumento na fila de perícias é o sistema do INSS, que apresenta problemas frequentes, como o travamento do Dataprev.
Veja agora: É possível consultar valor disponível a ser pago pelo Banco Central? Veja como
Para enfrentar a situação, o Ministério da Previdência Social informou que está trabalhando para aumentar a quantidade de perícias médicas realizadas por mês e estudando maneiras de realizar mutirões de atendimento e priorizar determinadas localidades. O estoque de agendamentos para perícia médica federal foi significativamente afetado nos últimos anos devido à pandemia e à greve dos médicos peritos e servidores do INSS em 2022, segundo o governo.
“Cabe esclarecer que, do estoque total de 996.570 perícias agendadas atualmente, 576.347 referem-se a processos de pedidos iniciais de benefícios por incapacidade. Há 215.401 agendamentos para avaliação médico-pericial em Benefícios de Prestação Continuada (BPC). Os demais são para pedido de revisão, prorrogação, isenção de imposto (situações em que os segurados já estão em benefício e permanecem recebendo até o dia da perícia)”
Fila de espera da Perícia Médica:
A cada 100 mil habitantes no Brasil, há 566 pessoas aguardando na fila para realizar a perícia médica do INSS. Entre os estados com os maiores índices estão Piauí, com 1.320 pessoas na fila a cada 100 mil habitantes, Alagoas, com 1.153 e Rondônia, com 1.023. Além disso, outras sete unidades da Federação apresentam índices acima da média nacional, são eles: Sergipe, Mato Grosso, Ceará, Tocantins, Distrito Federal, Maranhão e Bahia.
Confira: Péssima notícia para aposentados! Bancos cortam direito do INSS; Entenda
De acordo com o ministério, os estados mencionados na reportagem possuem um déficit significativo de peritos e serão priorizados durante os mutirões de atendimento. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre essas medidas.
Pane no sistema do INSS afeta a Perícia Médica:
O sistema do INSS, operado pela Dataprev, enfrentou uma pane que acabou ocasionando então o cancelamento de milhares de perícias médicas no final da última semana. De acordo com as informações, cerca de 50 mil agendamentos podem afetados por causa desse problema, que também impactou a análise de pedidos de aposentadoria e outros benefícios.
Brasileiros que haviam agendado consultas médicas há mais de 90 dias agora podem ter que esperar novamente na fila da perícia médica do INSS. Os técnicos responsáveis pelo sistema relatam que as falhas não apenas inviabilizam as consultas, mas também impedem a realização do agendamento. A normalização do sistema é esperada apenas para o começa desse semana.
Atualmente, quase um milhão de pessoas aguardam na fila para a perícia médica do INSS. As consultas são necessárias para a concessão de benefícios como auxílio por incapacidade, pensão por morte e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A Dataprev afirmou em nota que as indisponibilidades registradas nas agências do INSS nos últimos dois dias estavam relacionadas à rede de acesso dessas agências aos, data centers da empresa. A Telebras, responsável pelo serviço, informou que uma falha de hardware em sua rede de comunicação gerou a pane que afetou as perícias médicas e análises de requerimentos do INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!