Se você tinha perícia médica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) agendada para esta segunda-feira (31), provavelmente teve dificuldades para realizá-la por causa da paralisação dos peritos. Isso porque a estimativa da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) aponta que a parada afetou cerca de 25 mil perícias. Sendo assim, se você é segurado e foi prejudicado, deverá comparecer às agências em uma nova data definida para o atendimento.
Leia mais: Cartão de crédito com limite alto para negativado
De acordo com as informações do instituto, não é preciso solicitar a remarcação. Isso porque nesse caso a perícia é reagendada pelo próprio órgão para a data mais próxima, assegurando assim que não haja prejuízos financeiros para o envolvido. Além disso, a Portaria nº 922/2021 que o governo publicou em setembro do ano passado, determina que a remarcação deve acontecer até as 12h do dia seguinte àquele em que houve o fato da indisponibilidade. Com isso, o segurado não precisa agendar, mas se quiser consultar as datas, continue lendo.
Entenda como funciona o reagendamento da perícia médica do INSS!
Perícia médica do INSS: como agendar e consultar as novas datas
Segundo o instituto, os segurados que não conseguiram realizar suas perícias por causa da paralisação dos médicos peritos não sofreram com prejuízo algum. Nesse contexto, os próprios servidores do INSS vão agir rapidamente para remarcar as perícias nas datas mais próximas possíveis, sem necessidade de pagar nada. Então, na verdade não existe necessidade de agendar novamente sua consulta.
No entanto, se você deseja consultar o status de sua perícia , qual é a nova data em que ela ocorrerá ou, ainda, remarcar para uma data mais apropriada para você, vamos detalhar esses pontos logo abaixo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Consulta da nova data das perícias
Para consultar as novas datas de agendamento é bem simples, basta seguir uma dessas opções que o INSS disponibiliza:
- Solicitando a informação em uma agência do INSS
- Ligando para o 135
- Consultando através do Dataprev
No caso da consulta pelo Dataprev, é necessário acessar esse link primeiro. Logo depois, siga para “Consultar” e insira o código que o sistema indica. Na próxima página informe os dados que o site exige e clique em “Avançar”. Assim, se o seu agendamento estiver marcado ele irá constar na tela.
Remarcando a consulta
Agora que você já sabe qual é a data da sua perícia, pode verificar se ela está apropriada ou não para o seu caso, pois obviamente os servidores não conseguem saber disso. Então, para remarcar a sua perícia o primeiro passo é entrar no site do Meu INSS que também está disponível como aplicativo
No site do Meu INSS, o segurado consegue agendar a perícia sem fazer login, pois logo na página inicial, existe a opção “Agendar Perícia” (abaixo de “SERVIÇOS SEM SENHA”). Preencha os dados requisitados, marque a opção “Sou humano” e clique em “Continuar”. Na página seguinte, clique em “Remarcar perícia” e em “Selecionar”.
Leia mais: 13° Salário: INSS Liberou Calendário de Pagamentos
Pronto, basta ver as datas disponíveis e comparar com sua agenda de compromissos para tudo ficar nos conformes.
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: