INSS: Últimos dias para a regularização da prova de vida
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), devem realizar anualmente, o procedimento da prova de vida, está exigência é feita para garantir a manutenção de seus benefícios, bem como, para que fraudes e pagamentos indevidos sejam evitados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Uma portaria divulgada pelo Instituto, trouxe grandes mudanças em relação a prova de vida, isso porque, ela estendeu o prazo em que o procedimento poderá ser feito. Assim, os segurados que não fizeram nos anos de 2020 e 2021, poderão realizar o procedimento, até o mês de junho deste ano.
Vale lembrar, que a prova de vida deve ser feita por aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto, que recebem benefícios através de conta poupança, conta corrente e cartão magnético, inclusive está descrito na legislação brasileira.
O procedimento, serve para que o INSS, verifique se os beneficiários estão realmente vivos e podem continuar recebendo sua renda mensal, contudo, a realização da comprovação de vida, havia sido suspensa em decorrência da pandemia, acabou retornando no mês de junho de 2021, mas posteriormente, foi suspensa novamente, entres os meses de outubro e dezembro.
Leia mais: INSS: Cobrança de Empréstimos NÃO SOLICITADOS – Veja AGORA
Assim, quem não realizou a prova de vida, até o mês de dezembro de 2020, deve regularizar sua situação, até o mês de fevereiro de 2022, para não sofrer com a suspensão do seu benefício e possível cancelamento. Verifique abaixo, o calendário completo:

Mas atenção, a partir deste ano, todos os beneficiários do INSS, devem fazer a prova de vida no mês do seu aniversário, independentemente da data de vencimento, caso contrário, seu benefício será bloqueado.
Para aqueles que perderem o prazo, para regular sua situação, será necessário comparecer pessoalmente, na instituição financeira (banco), em que recebe seu benefício mensal, com seu documento de identificação pessoal com foto em mãos e CPF, para que a prova de vida seja feita na hora e o pagamento liberado.
Os beneficiários que possuem sua biometria cadastrada junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou no Detran (Departamento de Trânsito), podem fazer o procedimento pelo site/aplicativo Meu INSS, e em últimos casos poderá comparecer em uma agência da previdência social, mas precisará agendar um horário pela Central de Atendimento, telefone 135.
Leia mais: Confira agora: Liberação de crédito INSS para todos
Se você gostou das informações sobre a Prova de Vida do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: