O Tribunal de Conta da União determinou que o INSS implemente novas medidas para evitar repasses que são determinados como indevidos, dessa forma é válido explicar em quais casos o pente-fino pode causar o cancelamento de um benefício.
Vai ter pente fino do INSS em 2022?
Conforme informações lançadas pelo INSS, no decorrer dos próximos 150 dias eles devem instituir um programa de revisão de benefícios que possuem a possibilidade de estarem sendo pagos de forma indevida.
Viu isso? Grande vitória aos aposentados! MARGEM APROVADA em plenário!
Dessa forma, se for encontrado algo incorreto na manutenção dos pagamentos, o benefício será imediatamente cancelado.
É muito importante que seus dados estejam sempre atualizados, para que o INSS consiga lhe encontrar para possível agendamento de alguma perícia, por exemplo.
Nos dias de hoje o INSS conta com mais de 36 milhões de segurados, dessa forma o TCU determinou que o órgão faça a implementação do manual do Sistema de Pagamento de Benefícios (Sispagben).
Esse manual, busca auxiliar na resolução dos problemas relacionados aos repasses indevidos efetuados pelo Instituto.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem pode perder o benefício do INSS:
No ano passado (2021) o INSS cancelou aproximadamente 5,2 milhões de benefícios, assim, é importante sempre estar atento por quais motivos esse acontecimento pode vir a ocorrer no decorrer do pente-fino.
Dessa forma, é válido esta ciente que há vários motivos que podem levar à suspensão ou até mesmo o cancelamento de um benefício.
Contudo, abaixo confira sete causas consideradas mais comuns que levam ao cancelamento de benefício pelo pente-fino:
- Não movimentar os valores do INSS por 60 dias completos, o que faz com que o INSS entenda que o beneficiário “não precisa” dos valores e suspenda os pagamentos;
- BPC/Loas, estar com os dados informados ao CadÚnico desatualizados;
- Não comparecer na data, local e hora marcada da perícia médica, é obrigatória a realização do procedimento em benefícios por incapacidade ou deficiência, por exemplo;
- Quando o período de duração da pensão por morte se encerra, pois não é em todos os casos que o benefício será vitalício;
- Continuar trabalhando em atividades nocivas a saúde após o recebimento da aposentadoria especial;
- Fraude na concessão ou manutenção do benefício;
- Acúmulo de duas pensões ao mesmo tempo. Uma delas terá o cancelamento.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.