Chegou a grande novidade que os muitos contribuintes estavam esperando: a consulta do 4º da restituição do IR 2022. Nesse pagamento, a Receita Federal vai depositar a grana extra da restituição até o dia 31 deste mês. A partir disso, cerca de 4,4 milhões de contribuintes, que estão em dia com os órgãos fiscais, vão receber.
Para isso será necessário entender como esse novo pagamento do IR 2022 funciona, sua regras e como consultar os valores disponíveis. Continue acompanhando nosso artigo para ficar por dentro de tudo!
IR 2022: 4º lote da restituição está disponível

Quem já vem recebendo os valores extras de restituição do imposto de renda já sabe que há pouco tempo a Receita Federal efetuou uma mudança na liberação desses valores. Nesse sentido, se antes o órgão liberava a restituição em sete pagamentos anuais, agora são apenas cinco lotes de grana extra. Contudo, isso ajudou os contribuintes.
Leia mais:Novo cartão benefício ÓTIMAS NOTÍCIAS – SAIU LISTA INSS
Nesse novo sistema de 5 pagamentos, as pessoas que estão em dia com o fisco recebem o valor antecipadamente e não precisam esperar pelos antigos 7 saques. Além disso, agora todos ganham uma nova parcela referente aos valores que os contribuintes pagaram a mais do que o realmente necessário.
Sendo assim, conforme o costume dos pagamentos, a Receita Federal liberou a consulta uma semana antes dos depósitos. Ou seja, como os valores começam a cair no dia 31 de agosto, no decorrer da semana a consulta da grana do IR 2022 já esteve disponível.
Mas, antes da consulta, você precisa ver quem são as pessoa que tem direito a receber esses valores, então acompanhe essas informações agora mesmo!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Grupos que podem sacar o IR 2022
Assim como nos outros pagamentos, esse lote também tem um grupo prioritário para o repasse dos valores do IR 2022. Nesse sentido, a Receita informou que os seguintes grupos vão receber:
Leia mais: Está endividado? FIM DAS DÍVIDAS! Saiba como limpar seu nome AGORA
- 7.855 idosos acima de 80 anos de idade;
- 60.575 pessoas entre 60 e 79 anos;
- 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano
Agora que você já sabe se está incluso nos pagamentos ou não, chegou o momento de conferir como será a consulta desses valores.
Como fazer para consultar a grana do IR 2022?
A consulta começou na semana passada e agora os contribuintes precisam entender como realizar esse processo para saber quanto receberão na próxima semana. Portanto, a Receita libera a consulta em dois sistemas: o site oficial da Receita Federal e o aplicativo Meu Imposto de Renda (Android e iOS). Entenda como consulta o IR 2022 em cada uma das opções:
No site da Receita Federal:
- Acesse o site e selecione “Imposto de Renda”;
- Em seguida, escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;
- Informe o número de CPF, ano, e data de nascimento do contribuinte. Finalize com o código de verificação e “Consultar”;
- Confira as informações.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA para quem tem ou é representante legal no INSS, confira
App Meu Imposto de Renda:
- Acesse o aplicativo e faça login com CPF e senha do Gov.br;
- Selecione a opção “Restituição do IRPF”;
- Confira as informações disponibilizadas.
Leia mais: Agora sim: 2 pagamentos estão chegando para os aposentados
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o dinheiro do Banco Central. Clique no link e saiba mais.
DINHEIRO CHEGANDO NA CONTA! Banco Central paga R$4 bilhões na segunda fase do programa
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!