Nas últimas semanas, o Presidente Bolsonaro editou uma Medida Provisória (MP) para o novo valor do salário mínimo de 2023 para R$1.302 a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano. Logo, será um reajuste de aproximadamente 1,5% acima da inflação, representando aumento real desde 2019.
E, além disso, é válido lembrar que o reajuste do valor do salário mínimo de 2023 considera uma variação estimada de 5,81% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 2022, acrescida do ganho real de cerca de 1,5%.
Dessa forma, neste artigo, vamos te falar sobre o novo salário mínimo. Assim, veja!
Novo salário mínimo terá aumento real
De acordo com a medida provisória assinada por Bolsonaro, em 2023, o novo valor do salário mínimo terá aumento real. Assim, o aumento real acontece quando o reajuste oferece um ganho acima da inflação.
Nesse sentido, ao aplicar uma fórmula de correção com resultado maior do que a inflação, o pagamento passa a ter um reajuste real. Logo, conseguirá manter o poder de compra dos brasileiros, ou seja, ainda que a inflação aumente, o brasileiro poderá continuar comprando!
Leia mais: Aposentados têm dois pagamentos liberados em dezembro; saiba quais são agora mesmo
Entenda sobre os últimos reajustes do novo salário mínimo
Nos últimos anos, no decorrer dos governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer, o valor do salário mínimo foi corrigido por um cálculo que considerava a inflação do ano anterior mais o crescimento do PIB nos últimos dois anos com uma projeção para o ano seguinte.
No entanto, em 2011, Dilma transformou a regra em lei e instituiu uma política de valorização do salário mínimo até 2014. Em 2015, fez a mesma regra que se estendeu até 2019. Assim, em 2019, o Governo de Jair Bolsonaro não elaborou nenhuma medida e perdeu a validade.
Leia em seguida: Surpresa de fim de ano: INSS libera pagamento extra para os aposentados
Isso porque, em 2019, a avaliação do Governo Bolsonaro foi de que o reajuste real prejudicaria as contas públicas, e a proposta para o salário mínimo passou a considerar apenas o reajuste pela inflação com base no INPC. Assim, os reajustes dos últimos anos impactaram diretamente o poder de compra.
E além disso, vale destacar que, com o novo salário mínimo, também aumentam o valor das aposentadorias, pensões e outros benefícios do INSS!
Leia mais: Veja como evitar ter o pagamento do Bolsa Família BLOQUEADO em 2023
Confira também
Foi LIBERADO o 14 salario INSS 2022: VEJA Como SOLICITAR o Seu HOJE mesmo!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!