As diversas linhas de crédito oferecidas no Brasil tornaram-se conhecidas principalmente pelas taxas de juros abusivos. Segundo dados do Banco Central, o cheque especial tem taxa de juros em torno de 320 % ao ano, enquanto o rotativo do cartão de crédito tem até mesmo em torno de 300 %.
Por isso, é muito importante saber reconhecer quando os juros estão mais altos do que deveriam, como calcular os juros e conhecer os principais cenários em que ocorrem práticas abusivas. Você costuma consultar sobre taxas de juros, como quando recebe um empréstimo, financia ou solicita um empréstimo? Se sua resposta foi NÃO, saiba que calcular juros abusivos pode te poupar de prejuízos financeiros. Confira a seguir como fazer tudo isso!
O que é considerado juros abusivos?

O Banco Central tem um valor fixo para determinadas taxas. juros abusivos nada mais são do que valores extorsivos cobrados acima de um valor determinado pelo BC. Esse tipo de juros é bastante comum no financiamento de casas, carros e outros bens de alto valor e costuma ser camuflado por instituições financeiras, que promovem o lado bom do negócio e evitam questionar valores.
Leia em seguida: INSS libera pagamento de R$4500 para aposentados e pensionistas; veja como funciona
É normal os contratos com instituições financeiras cobrar juros. O problema é que esses custos de juros são mais altos do que os sancionados pelo Banco Central. Neste caso, mesmo que o contrato seja válido você pode telefonar para o seu banco e pedir que eles verifiquem a cobrança.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como determinar juros abusivos?
O primeiro e mais importante passo para determinar se os juros são abusivos ou não é calcular as taxas cobradas pela instituição financeira, pois muitas instituições aplicam taxas diferentes das efetivamente contratadas.
Muitos lugares também usam métodos que dificultam o entendimento das taxas aplicáveis. incluindo despesas adicionais, como seguro, serviços de terceiros, taxas de avaliação, inscrição, etc. Por isso, uma avaliação dos valores é muito importante.
Leia em seguida: Vitória dos aposentados: Justiça libera novos valores – Confira a lista de nomes
Cálculos de juros abusivos
O Banco Central tem uma ferramenta com a qual você pode calcular e descobrir se o seu empréstimo tem ou não juros abusivos: a calculadora do cidadão. Com isso é possível simular transações como financiamento parcelado fixo, cobrança de cartão de crédito, valor de capital, etc.
Leia em seguida: Novos Valores Serão Liberados Para Os Aposentados: INSS Prevê 4 Pagamentos Extras Para Segurados
Com ele, você pode inserir os dados relacionados ao produto que deseja consultar e descobrir os juros que deve remunerar durante o período especificado no contrato permitindo compará-los com os juros que paga. Existem quatro dados fixos. Mas o usuário precisa digitar pelo menos três na calculadora.
- Número de meses;
- Taxa de juros por mês;
- Valor da tarifa;
- Valor financeiro.
Além disso, tem também uma tabela de juros que serve de comparativo, também no site do Banco Central. Para acessa-la clique AQUi.
Gostou do conteúdo sobre juros abusivos? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Leia em seguida: INSS Anuncia Problemas Na Folha De Pagamento Dos Aposentados: Saiba O Motivo
Dica bônus:
Receba nossas informações todos os dias de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.