”Considero que juros continuam altos”, isso foi o que disse o Ministro Carlos Lupi, responsável pela pasta de Previdência Social, após a nova reunião do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) que estabeleceu novas taxas de juros para os empréstimos consignados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Para que fosse estabelecida a nova taxa de juros, a votação contou com 11 votos favoráveis, um contra e três abstenções, dos 15 integrantes do CNPS.
Confira aqui:
- CNPS estabelece nova taxa de juros para o empréstimo do INSS;
- Bancos voltam a oferecer empréstimo do INSS?
- Quanto posso contratar em consignados?
CNPS estabelece nova taxa de juros para o empréstimo do INSS
No último dia 13 de Março, uma reunião do CNPS estabeleceu para os empréstimos consignados do INSS uma nova taxa de juros, firmada em 1,7% ao mês na modalidade de empréstimo. A decisão, publicada no diário oficial dia 16 de Março, causou a suspensão da modalidade de crédito em mais de 10 grandes bancos brasileiros.
Leia em seguida: Saiba como receber seu 13º salário hoje de forma antecipada; Veja agora
Ordenada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma nova reunião foi realizada ontem (28), onde representantes do CNPS chegaram a um consenso com os bancos, estabelecendo a nova taxa de juros em 1,97% para empréstimos e 2,89% para cartões de crédito consignado.
Apesar de ser mais alta do que gostaria o ministro, a nova taxa marca uma redução nos juros do consignado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Bancos voltam a oferecer empréstimo do INSS?
A Caixa Econômica Federal comprometeu-se a voltar com a oferta da linha de crédito ainda na terça-feira, após a reunião. Espera-se que grandes bancos acompanhem a decisão, uma vez que houve consenso quanto à nova taxa de juros dos empréstimos consignados.
Leia em seguida: Aposentados podem receber salário em dobro com novo projeto. Saiba como vai funcionar.
A modalidade, muito popular entre aposentados e pensionistas do INSS, já contava com as taxas de juros mais baixas dentre as linhas de crédito.
Quanto posso contratar em consignados?
Tendo como base uma margem consignável de 45%, beneficiários do INSS poderiam contratar mais de R$ 19.000 em crédito consignado, sendo parte em empréstimos e parte nos cartões de crédito consignável.
Leia em seguida: URGENTE: Novo aumento de margem liberada para empréstimos consignados de aposentados! Veja agora.
Todavia, com a redução dos juros, é possível que os valores averbados em novos contratos sejam menores. Há de se aguardar novas simulações antes de afirmar a liberação dos valores.
Leia em seguida: VEJA AGORA! Folha de pagamento do INSS, confira como funciona:
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!