O novo modelo de carteira de identidade do Brasil, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), foi emitido na terça-feira (26 de julho). O primeiro estado a emitir o chamado “novo RG” foi o Rio Grande do Sul.
Em seguida, além do Distrito Federal, os estados do Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná também disponibilizaram o documento. Ainda não há previsão de emissão em outros estados. Veja abaixo o que mudou!
Quem pode tirar a nova carteira de identidade?
Nesse primeiro momento, a CIN só será entregue para quem fizer a primeira via e apresentar o número do CPF. Cidadãos que não possuem, ou não conhecem as informações do CPF, podem optar por fazer carteiras de identidade no modelo antigo ou regular a situação para solicitar os documentos posteriormente.
Leia mais: Contribuiu com o INSS antes de 1994? Então confira essa fortuna que você pode vir a receber
Por que mudaram a carteira de identidade?

A CIN tem por objetivo unificar os números dos cadastros de todas as unidades federativas por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como um registro comum, único e válido para todo o país. Haverá verificação biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Semelhante ao documento anterior, o novo ID será verificado quanto à autenticidade por meio de um código QR. Este documento também deve ser aceito como documento de viagem para os países do MERCOSUL, pois segue os padrões internacionais.
Leia mais: INSS liberou surpresa vai cair na sua conta nesse mês! Finalmente
Como funciona a nova carteira de identidade?
O novo RG será criado por decreto federal e deverá entrar em vigor no dia 1º de março. Os órgãos de credenciamento têm até março de 2023 para se ajustar. Esse documento trará identificação única para todo o país por meio do CPF e poderá ser consultado na internet assim que for recebido.
Com o novo arquivo, o número será único e a autenticidade poderá ser verificada via QR code, offline. Ou seja, apenas o CPF será considerado.
Leia mais: Você tem mais de 60 anos? Receba 5 benefícios garantidos em lei que você não sabia
Atualmente, as pessoas obtêm seu documento de identidade em uma unidade da federação com um número, porém, se perdido e solicitado em outro estado, por exemplo, o número é diferente. Na verdade, existem atualmente 27 números de identificação que podem ser possuídos no Brasil.
Leia também:
Surpresa para todos os aposentados; Bolsonaro ASSINOU DECRETO
INSS: Aposentados podem receber 3 parcelas de R$1500! Então confira quem tem direito a receber
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!