Hoje iremos mostrar 8 benefícios que todos os idosos com 60 anos ou mais deveriam estar aproveitando, e frequentemente, devido à falta de informação, ainda não usufruem.
É importante ressaltar que algumas normas são regidas no âmbito municipal e estadual, e, portanto, podem variar de acordo com a região em que você reside.
Isenção do IPTU
Esse benefício se aplica em circunstâncias mais específicas e somente em determinadas localidades. Para a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), no entanto, é possível levar em consideração o tempo de existência do imóvel e a idade do idoso.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Redução no Valor da Entrada
Muitos eventos culturais e/ou artísticos, como cinemas, teatros, exposições, etc., oferecem descontos de 50% sobre o valor total mediante a apresentação de um documento de identidade.
Vale a pena buscar informações em um dos pontos de venda disponíveis.
Atendimento Prioritário
O atendimento prioritário é um direito assegurado constitucionalmente, presente no Estatuto do Idoso por meio da Lei nº 10.741/03.
O Estatuto do Idoso garante atendimento prioritário a pessoas com 60 anos ou mais em bancos, casas lotéricas, supermercados, serviços de saúde e outros estabelecimentos.
A partir de abril deste ano, os grupos prioritários também têm o direito de atendimento garantido para seus acompanhantes.
A proposta foi apresentada na Câmara dos Deputados em 2016 e, após 6 anos, foi aprovada pelo Senado, preenchendo uma lacuna na legislação que gerava dúvidas e dificuldades.
Vagas de Estacionamento
Existem vagas reservadas exclusivamente para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos (com 60 anos ou mais) ou que os transportem, sendo obrigatório o uso do Cartão do Idoso, conforme previsto na Lei Federal nº 9.503.
O Estatuto do Idoso, em seu artigo 41, estabelece que:
“Art. 41. É assegurada a reserva de 5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos públicos e privados para idosos, nos termos da legislação local, as quais deverão ser posicionadas de maneira a garantir o melhor conforto ao idoso.”
Para usufruir do estacionamento em vagas sinalizadas com a indicação “idoso“, é necessário possuir um cartão específico chamado Cartão de Estacionamento para Idoso, expedido pelo órgão de trânsito estadual (Detran).
E falando em locomoção, o próximo benefício é:
Transporte Público Gratuito
Em São Paulo, durante a gestão do governador João Dória, a gratuidade no transporte de ônibus para idosos entre 60 e 64 anos foi abolida a partir de fevereiro de 2021.
Portanto, apenas o passe livre para aqueles com idade mais avançada continua existindo, conforme descrito no artigo 39:
“Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos é garantida a gratuidade nos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.”
No que diz respeito às viagens interestaduais, o desconto de 50% nas passagens é um benefício oferecido a todos os idosos com idade mínima de 60 anos e com renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos.
Isenção do Imposto de Renda
Os idosos, além de desfrutarem de prioridade na restituição, possuem uma faixa de isenção mais ampla do que os demais contribuintes brasileiros.
Leia mais: CHEGOU A HORA: Dinheiro EXTRA será liberado para BENEFICIÁRIOS do INSS – Saiba como receber!
No entanto, apenas os rendimentos provenientes de pensões e aposentadorias se enquadram nesse benefício.
Em 2019, todos os aposentados e pensionistas com mais de 65 anos de idade que tiveram uma renda mensal inferior a R$ 3.807,96, até 31 de dezembro, ficaram isentos do pagamento dos impostos.
Portanto, se o idoso receber, por exemplo, aluguéis que excedam a faixa geral de isenção, ele deverá declarar e pagar impostos.
Benefícios Pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
Além da aposentadoria com um salário base de R$ 1.320, os idosos, assim que se aposentam, têm o direito de sacar todo o dinheiro do seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
O aposentado também pode acumular sua aposentadoria com a pensão por morte, independentemente de esta ser anterior ao pedido de aposentadoria.
Medicamentos Gratuitos
Medicamentos de uso contínuo são disponibilizados gratuitamente por meio do Programa Farmácia Popular.
A lei que garante a gratuidade de uma lista de medicamentos voltados principalmente para a saúde dos idosos é aplicada em todo o território nacional.
Leia mais: Viagem com Desconto aos 60+: Tudo Sobre a Carteira da Pessoa Idosa e Como Obtê-la!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!