A suspensão vale gás deixou muitos beneficiários surpresos! Esse foi um programa que foi instituído no governo de Jair Bolsonaro, com o propósito de subsidiar a aquisição de gás de cozinha por famílias de menor renda.
No entanto, recentemente, observou-se um declínio acentuado no número de famílias contempladas pelo benefício. Afinal, em fevereiro, eram 5,95 milhões de famílias recebendo o vale gás, mas depois de alguns meses, a queda é notável. Em dezembro, o total caiu para 5,4 milhões, portanto, mais de 100 mil famílias que antes recebiam o benefício, foram cortadas da lista de contemplados.
Mas qual o motivo da suspensão vale gás? É o que você vai descobrir agora, continue acompanhando!
Por que ocorreu a suspensão vale gás?

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo gerenciamento do programa, a justificativa para a suspensão vale gás se baseia na detecção de fraudes nos pagamentos. Portanto, em outras palavras, identificou-se que parte dos beneficiários estava recebendo o auxílio sem ter o direito conforme as normas e critérios do vale gás.
Leia mais: CONSULTE AQUI: 11 Benefícios no Cartão dos Aposentados para o Fim de Ano – Lista Completa!
O critério principal para receber o auxílio é estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal e possuir uma renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. A partir desses dados, o governo realiza a seleção dos novos contemplados
CLIQUE AQUI e receba as principais notícias da JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp
Como saber se vou receber o vale gás?
Se você faz parte do CadÚnico e acha que se enquadra nos critérios mencionados, é natural que queira saber se tem direito ao benefício. Para tirar essa dúvida, você pode fazer a consulta on-line, pelos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem, informando o número do CPF. Porém, outras formas de saber sobre o benefício são o aplicativo Meu CadÚnico, ligando para a Caixa no número 111 ou para o Ministério do Desenvolvimento Social, no número 121.
Vale lembrar que o pagamento do vale gás é feito em meses alternados. Portanto, se por algum motivo você não recebeu em uma ocasião, poderá ter uma nova chance no próximo mês previsto para o recebimento do benefício. Tendo em vista este panorama, fica claro a necessidade de ampla divulgação e esclarecimento sobre o programa, para que as famílias brasileiras que estão dentro dos critérios possam ser alcançadas por essa importante iniciativa. Sendo assim, fique atento às informações e, principalmente, mantenha os dados sempre atualizados no Cadastro Único.
O que é o vale gás?
A fim de ajudar famílias de baixa renda a adquirem gás de cozinha, o Governo Federal criou o programa Auxílio Gás. Com a criação do benefício, essas famílias recebem, bimestralmente, uma quantia referente a 100% da média do valor nacional do botijão de 13kg, em 2023.
Leia mais: INSS Obriga Suspensão dos Consignados por 180 Dias – Entenda a Instrução Normativa Publicada
O Auxílio Gás foi criado pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021, regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021 e é gerido pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal.
O banco Caixa Econômica Federal é o responsável por fazer o pagamento do benefício para as famílias que vivem em vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Quem tem direito?
O benefício do vale gás é garantido à pessoa de baixa renda que se enquadre em alguns dos seguintes requisitos:
- Ser inscrito e estar ativo no Cadastro Único (CadÚnico);
- Ter renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 606); ou
- Possuir renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
- Ser integrante de família com renda superior a três salários mínimos, desde que incluída em programa de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo;
- Ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS);
- Mulheres que são vítimas de violência doméstica e possuem medidas protetivas de urgência. Para essas mulheres o atendimento é preferencial.
Leia mais: Revisão da Vida Toda: Descubra Como Aumentar o Valor da Sua Aposentadoria!
O valor pago do Auxílio Gás, em 2023, corresponde a 100% da média do valor nacional do botijão de cozinha, como dito anteriormente. Portanto, o auxílio é reajustado de acordo com as alterações que ocorrem no valor do gás de cozinha.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!