Desde sua campanha eleitoral, o novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, afirma que seu governo é para o povo, e declarou que fará cortes no orçamento.
Desse modo, o novo presidente defende a ampliação de programas de ordem social de forma que aumente a dignidade e igual oportunidade para todos os brasileiros.
Dessa forma, no discurso de Lula é defendido tanto a estabilidade fiscal, como a inclusão de pessoas pobres na macroeconomia do país. Defende ainda que é necessário enxergar o que são considerados gastos como investimentos.
Segundo Lula, a prioridade de seu governo é aumentar a renda de todos os brasileiros, sendo possível que todos tenham mais comida na mesa do que possuem hoje.
Desse modo, o governo deve voltar a injetar dinheiro em programas como a Farmácia Popular, que teve dinheiro cortado pelo governo de Jair Bolsonaro para cumprir meta fiscal.
Portanto, o discurso de Lula é baseado no fato de que se deve acabar com a fome no país e de que seu governo tem o objetivo de fazer as pessoas mais alegres. Isto porque possibilitará uma vida mais digna a todos os brasileiros, sem priorizar apenas a economia do país.
Portanto, é de se esperar que o novo governo tente balancear a economia do país juntamente a programas sociais.
Como funciona a equipe de transição?
A equipe de transição do novo Presidente eleito, é liderada pelo também eleito, vice-presidente Geraldo Alckmin. Sendo que, a equipe de transição tem o objetivo de diagnosticar como está o país, devido ao último governo.
Leia Mais: Quanto está a gasolina? Saiba o preço médio nos postos brasileiros
De acordo com Lula, seu vice não será nomeado como ministro de seu governo, pelo simples fato de ele ser o vice-presidente.
Portanto, ao fazer o diagnóstico também é necessário fazer a PEC de Transição. Sendo que será necessário que o novo governo consiga a aprovação do Congresso Nacional.
Neste sentido, o novo presidente Lula já está se movimentado e conversando com deputados federais e senadores. De forma que consiga o apoio necessário para fazer a transição do governo do presidente Jair Bolsonaro para o novo governo de Lula.
Desse modo, Lula, ao contrário das expectativas, conversou com Arthur Lira, o presidente da Câmara dos Deputados, considerado um adversário do novo presidente, já que suas ideologias são diferentes.
Mas, a intenção do novo presidente é estabelecer um diálogo com o Congresso Nacional de forma que possa dar andamento na transição de uma forma tranquila.
Lula fará cortes no orçamento?
O grande slogan do novo presidente é de que o governo será para todos. Portanto, é de se esperar que seja retomada políticas públicas.
Leia Mais: Novo cartão de crédito para MEI libera até R$15 mil; Veja como funciona
O novo presidente afirma que deve priorizar as pessoas mais necessitadas, mas em contraponto com a responsabilidade e participação de outros segmentos da sociedade.
Isto significa, que o novo governo deve priorizar políticas públicas para melhorar as condições de vidas de milhares de brasileiros, mas de forma que seu governo também olhará para outras questões como economia e os outros segmentos da sociedade, como os empresários e microempresários.
A intenção do novo governo é balancear suas obrigações.
O governo pretende privatizar empresas públicas?
Lula afirmou que respeitará as empresas públicas. De forma que irá dividir ou vender a Petrobras, ou que privatizará o Banco do Brasil.
Leia Mais: Nubank Libera novo empréstimo? Entenda!
Dessa forma, afirma que a Caixa, BNDES e outros devem voltar a ser bancos de investimento.
Gostou do conteúdo sobre os cortes no orçamento que lula fará? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o AUXÍLIO BRASIL. Clique no link em seguida e saiba mais:
Novo valor do Auxílio Brasil liberado em Novembro assusta beneficiários; Veja agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.