Um novo cartão INSS está sendo planejado pelo governo. O anúncio foi feito após a reunião entre Lula e Fernando Haddad, Ministro da Fazenda e Carlos Lupi (PDT), Ministro da Previdência Social. A ferramenta é de descontos para beneficiários do INSS com conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.
Segundo Lupi, as duas instituições financeiras públicas reúnem um total de 14 milhões de pessoas dos 37 milhões de beneficiários do INSS. Um número bastante expressivo.
Confira a seguir como esse novo cartão INSS vai funcionar. Boa leitura.
Novo cartão INSS para transporte público
De acordo com o ministro Lupi, o plano é disponibilizar o cartão do beneficiário aos 37 milhões de cidadãos contemplados pelo INSS. A ideia é que eles utilizem serviços de transporte público em todo o Brasil com a ferramenta.
Além disso, serão concedidos descontos pelos bancos que firmaram parcerias com empresas. Afinal, essas oferecem benefícios exclusivos aos segurados do órgão.
Leia mais: Boa notícia: Crédito liberado para aposentados no INSS; Saiba como funciona
“Ao invés de o beneficiário da Previdência precisar tirar uma autorização local para usar os serviços de transporte daquele município, com o cartão ele terá validade nacional. Também estamos buscando novos benefícios aos aposentados. Correntistas do BB terão descontos, por exemplo, em farmácias conveniadas, benefícios em passagens aéreas, em hotéis e em outros serviços”, detalhou o ministro.
No entanto, as instituições financeiras privadas também serão procuradas para disponibilizar benefícios similares, informou Lupi. Mas aos seus correntistas que são beneficiários do INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Sobre o 13° salário
Além da novidade do cartão, o governo também tem outra. Nos últimos três anos, em função da pandemia da Covid-29, pagou-se o 13º salário antecipadamente. Mas este ano o calendário de pagamento do abono salarial segue o padrão.
Portanto, a primeira parcela que corresponde a metade do valor do benefício mensal será pago entre agosto e setembro. Todavia, a segunda parcela tem os descontos do Imposto de Renda para quem deve pagar. Essa é depositada entre os meses de novembro e dezembro.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!