A corrida eleitoral traz consigo muitas informações e conspirações, principalmente da oposição. Agora, com as redes sociais, as notícias são disseminadas ainda mais rápido. Lula foi eleito presidente do Brasil e assume no primeiro dia de 2023. Com isso, ele segue sendo alvo de notícias falsas. A mais recente é a morte de Lula e sua substituição. Veja mais:
As notícias falsas acerca do novo presidente eleito circulam nas redes sociais. Essas estão tendo relação com o estado de saúde de Lula e até há uma teoria que diz que ele está morto e foi substituído. Nos vídeos que circulam, há a insinuação de que alguém está usando máscara para se passar por Lula.
Nos últimos 30 dias, período do término das eleições, o histórico de busca do Google mostram que os termos mais pesquisados sobre Lula é em relação ao seu estado de saúde, como “Lula internado”, “Lula AVC”, “Lula infarto” e também “Lula morreu?”.
Leia mais: Governo Lula pode usar eleições como prova de vida do INSS; saiba mais
Como surgiram as notícias da morte de Lula?
Lula e sua esposa Janja passaram férias no sul da Bahia após o segundo turno das eleições. Ele retornou a São Paulo no dia 05 de novembro. O período de descanso do petista foi o suficiente para que surgisse a notícia de que ele morreu após passar mal na Bahia e foi substituído por um ator.
A notícia falsa diz que Lula passou mal em 5 de novembro e foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde morreu às 20h45, no sexto andar. Após isso, os vídeos começam a circular informando sobre a morte de Lula e que um homem estaria usando uma máscara para se passar por ele.
Mas, esses boatos já foram desmentidos. No dia 07 de novembro, publicações informavam que Lula teria sofrido um infarto, um AVC ou que estava com câncer e essas foram desmentidas. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, disse que “infelizmente é mentira” que o presidente eleito estava internado, quando questionado sobre as informações falsas.
Leia mais: Saiba o valor do novo salário mínimo com o governo Lula
Outras Fake News envolvendo Lula
Opositores do novo presidente Lula também espalham a informação de que as últimas fotos do político são com 10 dedos em cada mão. Lula perdeu o mindinho da mão esquerda em um acidente de trabalho em 1964 e, de acordo com fotos que circulam, todos os dedos aparecem.
Isso reforçou a teoria sobre a morte do Lula e que havia alguém o substituindo. Mas, essas informações já tiveram checagem de veículos de imprensa e não passam de boatos.
Leia mais: Lula vai contrariar mercado para manter Bolsa Família de R$ 600? Entenda
Veja também: Mudanças no Governo de Lula em 2023
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!