No último ano, inúmeros brasileiros beneficiários do Auxílio-Brasil recorreram ao empréstimo consignado para conseguir dinheiro, algo que foi possível a partir da liberação de empréstimos pelo programa a partir de 2022. No entanto, isso aumento o número de dívidas dos cidadãos brasileiros, que agora esperam a oportunidade de anistia do Governo Lula.
Saiba a seguir como conseguir o perdão de suas dívidas conforme prometido pelo presidente e seu governo.
A anistia de dívidas de Lula
Enquanto ainda era candidato nas eleições presidenciais de 2022, Lula deixou claro suas intenções de buscar o perdão das dívidas dos brasileiros. Parlamentares petistas já estudavam as possibilidades antes mesmo de sua vitória em outubro, como forma de atrair mais eleitores brasileiros.
Leia mais: Oficial: Ministro do Trabalho pode acabar com saque-aniversário; Veja
Acontece que o público-alvo de Lula nas eleições era, em grande parte, a população fragilizada por dívidas de empréstimos, e a promessa de uma anistia era vista como estratégia para alcançar esses grupos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
As probabilidades
Durante seu mandato na presidência, Jair Bolsonaro estabeleceu o Auxílio-Brasil como substituto do antigo programa Bolsa Família. Porém, o novo auxílio registrou um alto índice de concessão de empréstimos consignados nos últimos anos, e chamou atenção ao fim do Governo Bolsonaro.
Leia mais: LULA VAI PAGAR R$2604 EXTRA PARA APOSENTADOS? Entenda agora esse projeto
Ao todo, estima-se que mais de R$ 9 bilhões tenham sido cedidos em empréstimos a beneficiários do Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada (BPC), de acordo com o relatório de transição de governos. Além disso, ainda conforme o relatório, um, a cada seis brasileiros, buscava empréstimos após a aprovação em 2022.
Agora, o atual presidente Lula quer conceder anistia a essas dívidas geradas pelos empréstimos consignados do Auxílio-Brasil. O recém-empossado ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirma que o governo avalia atualmente a melhor forma de abordar a situação e o melhor cenário para conceder o perdão das dívidas aos brasileiros. Portanto, o grupo de endividados pelos empréstimos deverá entrar nas intenções do governo.
Auxílio-Brasil
Conforme mencionado, o Auxílio-Brasil foi implementado há dois anos pelo ex-presidente Bolsonaro para substituir o Bolsa Família, e servia com o mesmo propósito de auxiliar brasileiros de baixa renda. A concessão de empréstimos consignados aos beneficiários foi aprovada em junho de 2022.
Leia mais: Novidade: INSS faz anúncio sobre corte de benefícios; Veja aqui
Contudo, com o retorno de Luis Inácio Lula da Silva à presidência para seu terceiro mandato, ele busca restituir as mesmas medidas de quando o PT governava, anos atrás. Uma das mudanças pelas quais o presidente optou foi a volta do Bolsa Família. O programa está sendo readaptado para abranger também os benefícios adicionados ao Auxílio-Brasil e vlta em 2023 com novas regras de funcionamento.
De qualquer forma, atualmente os ministérios do Desenvolvimento Social e da Fazenda, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, Controladoria Geral da União e Advocacia-Geral da União, estudam a possibilidade de anistia às dívidas brasileiras, mas não há nada confirmado até o momento.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!