Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos aos seus benefícios. Isto porque, o instituto está realizando o famoso pente-fino, para identificar fraude nos benefícios.
Por que é feito o pente-fino?
O pagamento dos benefícios do INSS são uma grande despesa para os cofres públicos. Desse modo, há uma importância de que a previdência social não esteja repassando valores de forma irregular.
Leia Mais: Acaba de sair: Três parcelas extras de R$ 1500 serão pagas a aposentados; Entenda
Isto porque, pode acontecer de o beneficiário falecer e a família continuar recebendo o benefício sem ter direito ou da pessoa mentir na hora de fazer o cadastro e estar recebendo o benefício sem se encaixar nas regras. Existem, também, os casos de pessoas que recebem o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez, mas que por algum motivo voltam a ter condições de trabalhar e por isso não devem continuar recebendo os valores, entre outros casos.
Dessa forma, o INSS passa o pente-fino nos benefícios que paga para verificar se existe alguma irregularidade ou até mesmo fraude. Já que assim poderá suspender o benefício até que o segurado cumpra com as exigências ou até mesmo cancelar no caso de benefícios indevidos.
Quais benefícios serão revisados?
O INSS poderá revisar todos os benefícios que paga, mas deve priorizar os benefícios que dependem de verificação periódica, como o auxílio por incapacidade temporária, por exemplo.
Leia Mais: Novidade: Pagamento do INSS para aposentados e pensionistas é antecipado; Confira as datas
No caso dos benefícios que é necessário realizar a perícia médica para constatar qual condição do trabalhador se o mesmo está incapacitado temporariamente ou até mesmo permanentemente, será exigida nova perícia médica para reavaliar o caso e verificar se o segurado deve continuar a receber o benefício ou não.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que devo fazer se cair no pente fino?
Caso o INSS verificar que existe alguma irregularidade ou inconsistência no cadastro do beneficiário será feito a notificação do segurado para o mesmo ter a oportunidade de regularizar a sua situação. Sendo que nos casos de o instituto entender que é necessário fazer nova perícia, o segurado será notificado para comparecer à agência em data e horário agendado para fazer a nova avaliação.
Leia Mais: URGENTE! Você pode receber até 3 pagamentos do INSS em fevereiro; Saiba mais detalhes aqui
Nesse sentido, basta que o segurado atualize o cadastro e regularize as informações que o INSS pedir e no caso da perícia, basta comparecer para realizar os novos exames.
Como não perder meu benefício?
O segurado deve sempre estar atento aos seus dados cadastrais e manter sempre atualizado. Ademais, aqueles que não fazem exames há mais de 6 meses e que não tem previsão de alta devem ser alvos do pente-fino que deve verificar de forma minuciosa o cadastro destes beneficiários.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Assim, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.