O empréstimo consignado é um dos créditos mais solicitados pelos beneficiários do INSS. O órgão previdenciário anunciou uma atualização que pode ser benéfica para diversos aposentados e pensionistas. Afinal, os segurados poderão liberar o acesso ao valor sem precisar ir até uma agência previdenciária.
A mudança deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2023, sendo uma liberação do crédito consignado por meio da biometria dos beneficiários. Mas a regulamentação da medida está em fase de preparação nos bancos, sendo as expectativas para a atualização são positivas.
Especialistas acreditam que a liberação à distância, por meio da biometria, diminui os riscos de fraudes. Além disso, viabiliza contratações de crédito mais seguras para os aposentados e pensionistas do INSS. Entenda melhor.
Projeto de empréstimo por biometria
A liberação do empréstimo consignado por reconhecimento biométrico já estava nos planos do governo desde novembro de 2022. Período em que foi publicada uma instrução normativa que determinava a implantação da medida pelos bancos em até 60 dias. Mas esse prazo se esgotou na primeira quinzena de janeiro e agora uma nova instrução deve ser divulgada pelo órgão previdenciário ainda em fevereiro.
Leia mais: Má notícia para aposentados: INSS pede suspensão de processos de revisão da vida toda
A implantação do sistema por reconhecimento biométrico tem caráter de obrigatoriedade. Portanto, as instituições financeiras terão que aderir a nova medida ou serão descredenciadas. Ou seja, não terão permissão para ofertar o empréstimo consignado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Empréstimo consignado por biometria
Para que não seja mais preciso a presença do segurado em uma unidade da Previdência Social para a pedir o empréstimo, a sua biometria terá o mesmo reconhecimento da assinatura no contrato de papel. Mas o segurado terá que apresentar ainda outros dados.
Leia mais: Entenda o que é e como fazer Perícia Médica do INSS
Após comprovar a autenticidade com a biometria no celular, o segurado da autarquia deve apresentar um documento de identificação oficial com foto. Mas que contenha o número do CPF para contratar o empréstimo do INSS.
É importante reforçar que essa é a única forma de realizar a contratação do crédito consignado à distância. Afinal, o Instituto Nacional do Seguro Social não aceita a autorização de segurados por mensagem de texto, gravação de áudio ou ligação telefônica para fechar contratos de empréstimo.
Cuidado com as fraudes
Veja os cuidados que você deve ter para evitar a golpes com o seu nome:
Leia mais: Novidade: R$ 651 extras para aposentados; Veja como receber
- Ao decidir contratar o crédito consignado à distância, utilize apenas os canais oficiais de atendimento do INSS, que são o site ou o aplicativo gratuito Meu INSS;
- Consulte mensalmente o seu extrato previdenciário para ter o controle dos valores que entram e saem;
- Não clique em links enviados por e-mail ou aplicativos de mensagens, mesmo que o contato se identifique como um funcionário do INSS;
- Para tirar dúvidas sobre qualquer procedimento do órgão, ligue para a Central 135, o canal de atendimento telefônico do INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!