O aumento real do salário mínimo é uma das promessas de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ela também beneficia os aposentados.
A ideia é corrigir o valor pela inflação até 2023. O senador Wellington (PT-PI), coordenador do programa de governo Lula, diz que vai acontecer!
Dias lembrou que a revisão visava um aumento de 1,4%, superior ao índice divulgado pelo IPCA nos últimos 12 meses. O aumento do mínimo federal entrará em vigor em 1º de janeiro. Saiba mais abaixo.
Haverá aumentos reais no salário mínimo dos aposentados
Lula deve replicar os programas desenvolvidos por outros governos do Partido dos Trabalhadores (PT). Tomando como exemplo o ano de 2007, a partir do segundo mandato de Lula, além da inflação, ele também passou a ajustar a base nacional, e também aplicou o índice de crescimento do produto interno bruto (PIB) do ano anterior, a qual é a taxa de crescimento do Salário básico do país, valor real.
Nesse sentido, a equipe de transição tem mantido negociações constantes com o relator do Orçamento da União de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Segundo integrantes do partido, foi preciso adequar o artigo enviado pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto às expectativas do novo governo.
Leia em seguida: Parcelas de novembro do Auxílio Brasil começam a ser pagas HOJE (17); veja calendário
Auxílio Brasil será prioridade
De acordo com Dias, destacou que o governo Lula continua a fazer do desembolso contínuo da ajuda brasileira – futuramente conhecido como Bolsa Família – uma prioridade zero para o governo.
“O objetivo é garantir a continuidade da ajuda brasileira. Então, a partir de 1º de janeiro, ainda restam R$600 em condições de pagamento. Não haverá então pausas, o que eu preciso? É PEC? Precisa estar no orçamento? É isso que temos de Garantido”, concluiu.
O senador Marcelo Castro, até então também coordenador lulista, está aberto a trabalhar com o novo governo. Conforme o mesmo, não há motivos para bloquear propostas de alteração do orçamento para melhorar a vida das pessoas.
“Coisas que não podem ser adiadas, temos que abordar agora, seja ou não, temos tempo para fazer coisas mais aprofundadas. Porém, sabemos haver muitas coisas que precisam mudar neste país, e vejo que o novo governo contará com o apoio da grande maioria do Congresso. Boa vontade e cooperação. Não vejo o espírito de obstruir as ações do governo eleito”, comentou Castro.
Confira também;
Leia em seguida: Posso pegar o 14º salário do INSS adiantado? Veja as opções
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!