O aumento na margem consignável pode acabar agora no dia 15 de julho! Confira então as informações para não ser surpreendido.
O que é o empréstimo consignado?
Para entender melhor sobre a margem consignável, primeiramente precisamos entender do que se trata o empréstimo consignado. O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que a cobrança é feita diretamente no salário ou aposentadoria de quem o contrato. Desse modo, antes mesmo que a pessoa tenha acesso a sua renda mensal, as parcelas do empréstimo consignado já são descontados.
Por esse motivo, o empréstimo consignado oferece algumas vantagens em relação a outros tipos de empréstimos, como a menor taxa de juros e maiores prazos para pagamento.
No entanto, para contratar esse tipo de empréstimo a pessoa deve ter uma renda fixa mensal, caso contrário a liberação do consignado não acontece. De modo geral, a liberação de empréstimos consignados acontece principalmente para funcionários públicos e aposentados ou pensionistas do INSS.
O que é a margem consignável?
A margem consignável é o maior valor que a pessoa pode comprometer do seu salário ou aposentadoria com o pagamento das parcelas mensais de consignados. Geralmente, a margem consignável tem o valor de 35% (30% para empréstimos consignados e 5% para cartão de crédito).
No entanto, em 2022 a Medida Provisória MP 1106/2022 entrou em vigor de modo a ampliar a margem consignável para os aposentados e pensionistas do INSS. Desse modo, a margem para empréstimos consignados que antes era de 30%, passou para 35%.
Então a partir do dia 18 de março de 2022, os aposentados e pensionistas do INSS tiveram acesso à quantidades maiores de empréstimos consignados.
Fim do prazo da MP 1106/2022 do aumento da margem consignável
A Medida Provisória 1106/2022 no entanto tem um prazo de validade e ao fim desse prazo ela deixa de valer. O prazo inicial estipulado era de 60 dias, que acabou no dia 13 de maio. A MP foi então prorrogada por mais 60 dias e terá validade até o dia 15 de julho.
Com o fim do prazo, as margem consignável irá voltar para o seu valor original de 35% (30% para empréstimos consignados e 5% para cartão de crédito), o que pode deixar milhões de aposentados e pensionistas negativados.
Para que isso não aconteça, a Medida Provisória tem que passar por votação até o dia 15 de julho.
DICA EXTRA
Portanto, caso queira contratar um empréstimo consignado, fale com a João Financeira. Nós temos mais de 18 anos no ramo de empréstimo consignado, prontos para atender você e garantir a melhor negociação possível.
Dessa forma, os valores são liberados em até 24 horas rapidamente e com bastante segurança, com nossos especialistas! Fale conosco e garanta uma simulação agora mesmo, entre em contato clicando no link abaixo:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre margem consignável de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Saiu as datas de pagamento do 14º Salário? Calendário INSS definiu datas? Confira
Estava trabalhando entre 1971 a 1988? Pode ter dinheiro te aguardando
Aposentados com GRANA na CONTA: Margem Consignável + Margem Social
A MARGEM ESTENDIDA DOS CONSIGNADOS ESTÁ ACABANDO!