Precatórios do INSS serão pagos em julho. Confira todas as informações em nosso texto de hoje.
Os precatórios do INSS foram disponibilizados para pagamento em julho. A maioria deve ser para os aposentados. Portanto, esse valor é referente aos beneficiários que tiveram suas ações na justiça ganhas contra o INSS.
Leia mais: Salário mínimo terá aumento? Entenda melhor aqui
Além disso, cabe ressaltar que esses valores são diferentes das Requisições de Pequeno Valor (RPV). Isso porque essas são pagas para aqueles que possuem valor limitado a até 60 salários mínimos. No entanto, os precatórios são pagamentos de valores superiores a 60 salários mínimos.
Sendo assim, para o pagamento ser realizado em julho foi disponibilizado R$25,4 bilhões pelo Conselho de Justiça Federal (CJF).
Confira todos os detalhes sobre o pagamento dos precatórios do INSS!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Saiba quem vai ter direito aos precatórios do INSS
A lista de quem recebe os precatórios do INSS foi liberada no dia 2 de julho. Os segurados, bem como os advogados, devem fazer a consulta do processo no portal do Tribunal da sua região. Os profissionais do direito devem usar o número da OAB para fazer a consulta, já os beneficiários o número do seu CPF.
Para realizar tal consulta e saber quando o mesmo receberá o precatório é importante prestar atenção na data de pagamento. Após realizado, em nova consulta aparecerá “pagamento total ao juízo”.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quando será realizado o pagamento dos precatórios?
Melhor que o 14º salário! A lista de quem receberá o valor dos precatórios do INSS foi liberada no dia 2 de julho. Com isso, o dinheiro será repassado aos Tribunais Regionais ainda esse mês. No entanto, a quitação dos valores aos beneficiários ocorre na primeira quinzena de agosto.
O pagamento dos precatórios do INSS segue o que está determinado nas emendas 113 e 114 da PEC dos Precatórios. De acordo com advogados especialistas do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, há um valor limite para depósito em 2022. Portanto, ultrapassando o estabelecido, o pagamento ocorre no ano seguinte.
Portanto, é preciso ressaltar que não são todos os beneficiários que vão receber.
A partir do dia 10 de julho, o Tribunal Regional Federal (TRF), vai informar em cada precatório quem recebe ou não o valor em 2022. Essa relação será individual em cada processo.
Além disso, lembramos que quem não receber em 2022 deve aguardar o novo orçamento para o pagamento dos precatórios do INSS em 2023. Seja para complementar o valor ou iniciar o pagamento.
Por fim, segundo o texto da emenda constitucional, o valor dos precatórios do INSS tem um teto a ser pago. Até 2026, o pagamento tem como base os atrasados em 2016.
Leia mais: Entenda agora o aumento da margem consignável!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!