Finalmente, a revisão da vida do INSS foi aprovada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e pode subir significativamente o valor do benefício recebido por mês para os seguintes grupos:
- Aposentados;
- Pensionista;
- Beneficiários do INSS.
Mas, é importante ressaltar que antes de fazer a solicitação da revisão da vida toda do INSS, é necessário confirmar se você realmente tem direito para não acabar prejudicando o seu benefício, tendo em vista que além de aumentar o seu benefício a revisão também pode diminuir!
Entenda mais informações sobre a aprovação da revisão da vida toda do INSS agora no fim de 2022, no artigo em seguida!
Leia em seguida: Saiu lista de quem vai receber um 14° salário nesse fim de ano! Consulte agora
Como funciona a Revisão da Vida toda do INSS?
A revisão da vida toda basicamente é uma tese que tem o objetivo de recalcular o valor recebido de aposentadoria ou outro benefício do INSS, com base na regra do melhor benefício.
Dessa maneira, durante o mês de novembro do ano de 1999, saíram novas regras de aposentadoria. Essas novas normas estão levando em conta todos os salários de contribuições anteriores ao mês de julho de 1994, que anteriormente não poderiam participar do cálculo.
Dessa forma, por meio da Revisão da Vida toda, todos aqueles que se sentiram prejudicados, vão poder entrar com uma ação na Justiça e pedir uma revisão contando com as contribuições anteriores a data citada anteriormente.
Vale lembrar que esse processo só é vantajoso no caso dos beneficiários que tiveram suas maiores contribuições antes do mês de julho de 1994.
Leia em seguida: Seguro-desemprego paga 3 parcelas de 1500 reais, veja quem poderá receber!
Quem pode pedir a revisão da vida toda?
Confira em seguida quem pode fazer o pedido da revisão da vida toda do INSS:
- Segurados que se aposentaram depois de 26 de novembro de 1999 (data em que a reforma previdenciária de 1999 passou a valer);
- tinham contribuições anteriores a julho de 1994;
- se aposentaram pelas regras anteriores a reforma da previdência de 2019 (que passou a valer em 13 de novembro de 2019);
- estão recebendo o benefício há menos de 10 anos (ou fizeram algum pedido de revisão durante esse período).
Além disso, é importante esclarecer que a revisão da vida toda pode ser solicitada em qualquer modalidade de aposentadoria:
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Aposentadoria por invalidez
- Aposentadoria especial
Além disso, ela ainda pode ser requerida por beneficiários do auxílio-doença e auxílio-acidente e por fim pelos pensionistas.
Qual o prazo para receber a revisão da vida toda
De acordo com a lei, o prazo para pedido de revisão da vida toda é de até 10 anos. Esse prazo começa a valer depois do primeiro dia do mês de recebimento do primeiro salário.
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!