Quem tem dúvidas sobre quanto vai receber de aposentadoria do INSS, ou até qual a mais vantajosa, pode usar o simulador da aposentadoria, que está disponível na própria plataforma do MEU INSS. O cidadão pode utilizar tanto pelo site quanto pelo aplicativo.
Desde a Reforma da Previdência, em novembro do ano de 2019, o serviço de simular a aposentadoria estava desativado. Agora, os cidadãos já podem voltar a utilizar esse serviço. Essa desativação ocorreu, pois o sistema teve que reformular a calculadora dos benefícios, já que as regras para aposentadoria mudaram.
Leia em seguida: 3 Direitos que todo aposentado tem e você não sabia! Veja agora
Como faço para simular a aposentadoria?

O serviço de simular a aposentadoria está disponível no site ou aplicativo do Meu INSS. O sistema oferece os seguintes serviços:
- modalidades de aposentadorias;
- se o segurado já tem direito ao benefício;
- quanto tempo possui de contribuição;
- se ele já cumpriu a carência necessária;
- entre outras apresentações.
Da mesma forma, se você não tiver direito ao benefício, o sistema informará quanto tempo ainda falta para que você consiga se aposentar. Esse serviço é muito útil aos segurados, pois é possível analisar a melhor opção de aposentadoria no seu caso.
Mas, tenha atenção, os dados usados para simular a aposentadoria retira os dados diretamente do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Portanto, é preciso que as informações no CNIS estejam corretas. Para verificar, o cidadão pode retirar o extrato previdenciário do CNIS.
Para simular a aposentadoria, o segurado precisa incluir seus dados como: sexo, tempo de contribuição e idade. Após isso, clicar em “Simular aposentadoria”, na tela seguinte, aparecerá todas as informações necessárias.
Também, será informado se você tem direito a alguma aposentadoria dentre os 7 tipos de cálculo, se você cumpriu a carência, quanto tempo resta de contribuição, de idade e de pontos (se for o caso) para você ter acesso aos benefícios.
Como emitir o extrato previdenciário CNIS
No extrato do CNIS, você tem acesso a todas as suas informações previdenciárias, como o nome do empregador, tempo de trabalho e remuneração recebida.
Além das contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (GPS), na condição de contribuinte individual ou prestador de serviço.
Para retirar esse extrato é simples, basta:
- Acessar o Meu INSS;
- Fazer login;
- Após acessar o sistema, é só escolher a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)” e emitir o documento.
Posso simular todas as aposentadorias?
Antes da Reforma da Previdência, a plataforma fazia a simulação de todos os tipos de aposentadoria disponíveis e incluía o valor que o segurado teria direito. Mas, agora que o serviço foi reimplantado, ele permite calcular apenas 7 tipos de aposentadoria. São elas:
- 2 tipos de aposentadoria por idade: a regra antiga de aposentadoria e a regra de transição;
- 5 de aposentadoria por tempo de contribuição: a regra antiga de aposentadoria e as outras 4 regras de transição.
Caso você observe que há alguma informação incorreta no seu cadastro, o sistema permite fazer a alteração. Por exemplo, se o seu tempo de contribuição não corresponder ao real, é possível editar.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!