O pagamento do INSS vai ter algumas mudanças no ano de 2023, pois mais uma alteração no salário deverá acontecer. Confira como vai ficar a folha de pagamentos do INSS esse ano.
A folha de pagamentos do INSS é atualizada todos os meses pela DataPrev, no período chamado de maciça do INSS. Esse período é muito importante, pois os beneficiários terão acesso às suas informações, como o quanto vão receber, se possuem margem disponível para empréstimo, descontos, dentre outras informações.
Atualização da folha de pagamentos do INSS em 2023
Todos os meses possui um período de atualização da folha de pagamento do INSS, chamado de maciça. É o período em que a DataPrev precisa incluir todas as informações relacionadas ao benefício previdenciário.
Um dos mais impactados pela maciça do INSS é o empréstimo consignando. Essa linha de crédito possui os descontos das parcelas diretamente da conta. Por conta disso, é muito importante observar a folha de pagamento no que diz respeito aos descontos. É ali que o beneficiário pode observar se está tudo certo em relação ao seu pagamento e também em relação aos descontos.
Outro impacto da maciça no empréstimo consignado é que durante o período da maciça do INSS, o processo de averbação do contrato de empréstimo consignado pode levar mais tempo que o previsto. Ou seja, quem deseja contratar empréstimo consignado deve se atentar ao período de maciça, para que seu pedido aprove mais rápido e a necessidade de esperar o prazo acabar não seja preciso.
Leia mais: Governo avalia antecipação do 13º salário do INSS
Empréstimo e cartão de crédito consignado tiveram redução na taxa de juros
No mês de março, o Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS aprovou a diminuição da taxa de juros para o empréstimo consignado, que foi dos 2,14% para os 1,97%. Já a taxa dos cartões foi de 3,06% para 2,89%. Então, os beneficiários vão pagar menos em taxas esse ano.
Pagamento do INSS vai ter mais um aumento em 2023
No ano de 2023, o salário mínimo vai aumentar ainda mais, de acordo com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De R$ 1302 que temos agora, o salário mínio vai para R$ 1320. Ainda, o novo presidente pretende instituir uma política de valorização do piso salarial, que corresponde a inflação mais o PIB.
Esse novo aumento chegará às contas dos brasileiros no dia 1º de maio, conforme declarou o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Dessa forma, mais um impacto vai acontecer para os beneficiários do INSS. Isso porque, mais margem para a contratação de empréstimo será liberado.
Leia mais: Calendário INSS de ABRIL! Veja as NOVAS DATAS!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!