Atenção aposentados e pensionistas, caso tenham perdido a perícia do auxílio-doença do INSS veja como remarcar. Confira!
No dia 21 de janeiro ocorreu a paralisação nacional dos peritos federais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Assim, todos os segurados que se dirigiram ao Instituto nesse dia com o intuito de realizar a perícia do Auxílio-doença não conseguiram realizar o processo. Nesse contexto, os beneficiários ficaram no prejuízo e terão de comparecer uma outra vez na agência em uma nova data de atendimento.
Leia mais: Pagamento do 13º Salário e 14º Salário tem datas confirmadas
Sendo assim, a grande dúvida que recai sobre os beneficiários, entre eles os de auxílio-doença, se refere a como marcar a perícia. Contudo, a boa notícia é que esse grupo não precisa realizar outro agendamento pois os próprios funcionários do INSS estão encarregados disso. Dessa forma, o segurado pode verificar a nova data e horário da perícia através da Central de Atendimento número 135, pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Confira como remarcar a perícia do seu auxílio-doença do INSS!
Perícia do Auxílio-doença do INSS
De acordo com a ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais), organização que mobilizou a paralisação, cerca de 25 mil atendimentos não aconteceram, entre eles os do Auxílio-doença. Após isso, os peritos realizaram uma reunião para definir o andamento da paralisação para os próximos dias, não sabemos qual foi a decisão ainda.
O maior problema da paralisação dos peritos e consequentemente das perícias, é que esse processo é necessário para concessão e extensão de benefícios como o Auxílio-doença. Sendo assim, com as perícias sem acontecer muitas pessoas que precisam do benefício se sentem desamparadas.
Após a paralisação, o instituto informou em nota que os segurados não terão mais prejuízos financeiros por conta do atraso. Em outras palavras, se após a nova perícia o resultado for positivo, o INSS vai pagar os retroativos que quem teve que esperar para receber o benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Mesmo assim, quem não fez a perícia anteriormente precisa esperar até a próxima data para realizar os procedimentos. Isso significa que os segurados têm mais um tempo de espera pela frente, podendo até sofrer suspensão dos pagamentos temporariamente.
Como remarcar a perícia do Auxílio-doença
Como dito acima, não há necessidade alguma do beneficiário do Auxílio-doença remarcar sua perícia, mesmo que esteja no prejuízo. Isso porque o INSS já informou em nota que os próprios servidores da autarquia vão marcar a perícia o mais rápido possível.
Dessa forma, a única coisa que o segura pode fazer é aguardar até que o agendamento aconteça e verificar as informações sobre o novo atendimento. Para isso, existem três formas verificação:
- Central de Atendimento do INSS (Número 135)
- Portal Meu INSS
- Aplicativo Meu INSS (Android e iOS)
Leia mais: Prova de vida vai bloquear benefícios esse ano?
É importante que o segurado guarde todos os documentos e peça aos médicos o maior número de documentos possíveis. Isso porque, no futuro, o seu quadro de saúde pode estar melhor ou não. Assim o perito terá que decidir sobre o pagamento dos retroativos e essa decisão depende da análise da documentação médica.
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: