O Empréstimo Consignado pode ser um perigo em épocas de crise econômica. É bem comum clientes não serem capazes de pagar as parcelas de um empréstimo ou financiamento contratado. Quando coisas como essa acontecem, é normal ter o nome inscrito nos cadastros de crédito.
Porém o Empréstimo Consignado pode gerar algumas duvidas, por conta de ter algumas regras diferentes.
Para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e funcionários públicos em cargos com estabilidade, tende a ser mais fácil, já que os riscos são bem menores ou inexistentes de perder a fonte de renda do dia para a noite.
Entenda a baixo o que pode acontecer caso você não pague o consignado.
O que acontece se eu não pagar o Empréstimo Consignado?
Trabalhadores privados acabam recorrendo ao Empréstimo Consignado com frequência quando necessitam de dinheiro extra.
Mesmo que o crédito consignado seja geralmente associado aos benefícios do INSS ou a servidores públicos essa mesma categoria também está disponível para trabalhadores privados.
A maior diferença é que os trabalhadores privados tem menos estabilidade, já que podem ser desligados pelo empregador e acabar ficando sem dinheiro para pagar o consignado.
Veja a baixo o que pode acontecer caso você não pague o Empréstimo Consignado.
1.Cobranças de taxas extras no Empréstimo Consignado
O banco pode passar a cobrar taxas de juros mais altas do que as durante o tempo em que o cliente estava empregado em casos de perda de garantia do salário como quitação do débito.
Com a chegada da pandemia criou-se um projeto de lei na Câmara dos Deputados que visa facilitar a vida dos devedores, principalmente durante esses tempos difíceis da Covid-19.
2. Inscrição do devedor nas listas de proteção ao crédito
Da mesma forma que lojistas usam serviços que identificam os maus pagadores do comércio, os bancos também tem esse tipo de recurso. E esse tipo de ação já é esperado nesses casos.
Então fique muito atento as suas dívidas!
3. Perda ao acesso de serviços bancários
O mercado financeiro valoriza muito o histórico de pagamento do cliente, pois eles levam em consideração os riscos das operações financeiras.
No momento em que o nome do consumidor aparece nas listas citadas a cima, o mesmo pode encontrar muitos problemas para conseguir usar esse serviço bancário de novo.
Desse modo pode ser um problema para o cliente conseguir fazer um Empréstimo Consignado ou até mesmo solicitar um cartão de crédito.
Gostou das informações sobre Empréstimo Consignado? Então:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida e sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Deputado solicita adiantamento para projeto que visa rapidez no pagamento do 14º salário! Entenda aqui o projeto
Liberado valor de R$ 1212 pelo INSS para quem nunca contribuiu
MARAVILHA: Suspensão no pagamento dos empréstimos consignados por 120 dias: CONFIRA quem tem DIREITO