O Instituto Nacional de Seguro Social- INSS realiza todos os anos uma fiscalização nos benefícios previdenciários pagos. Essa fiscalização tem o intuito de identificar se há algum beneficiário recebendo e que não se enquadra mais nos critérios ou se há alguém recebendo em nome de falecidos, dentre outros. Confira como vai funcionar o pente fino do INSS em 2023 e como você pode se preparar.
As operações de pente fino servem para identificar irregularidades nos pagamentos beneficiários. Dessa forma, evita que sejam feitos pagamentos onerosos para essas pessoas. Portanto, se constatada alguma irregularidade, o benefício pode até ser suspenso.
Pente fino do INSS 2023
O pente fino do INSS 2023 servirá para identificar as irregularidades nos pagamentos dos benefícios previdenciários. Por exemplo, algum cadastro não atualizado, documentos pendentes de envio, perícias médicas atrasadas e todos esses motivos podem levar a uma suspensão e, se não regularizado a tempo, um cancelamento no pagamento do benefício.
Além disso, tudo, pode haver casos em que o INSS concedeu o benefício mesmo que o contribuinte não cumpra os critérios, ou seja, de forma equivocada. Assim, é importante essa fiscalização periódica para que não haja gastos públicos indevidos.
O que fazer se cair no pente fino do INSS em 2023
O INSS realiza a convocação do beneficiário para a realização das regularizações através de carta, aplicativo, anúncio no caixa eletrônico, dentre outros. Antes de mais nada, confira o motivo que fez você cair no pente fino.
Por exemplo, se faltou algum documento, antes de mais nada, providencie. Da mesma forma, se você precisa realizar uma perícia médica, também deve fazer o agendamento e comparecer até a agência da Previdência Social.
Leia mais: NOVO PAGAMENTO: Receba R$3960 do INSS como aposentado – Confira as datas!
Tem como evitar cair no pente fino?
A maneira de evitar cair no pente fino é tentar manter todo o seu cadastro regular. Se alguma informação mudou, você deve informar ao INSS. Além disso, fique atento aos prazos para a realização de perícia médica caso o seu benefício seja por incapacidade.
Em casos de estar recebendo algum benefício de forma irregular, é preciso que você notifique o INSS, pois a continuação do recebimento pode constatar uma fraude e trazer consequências sérias a quem recebeu.
Em caso de benefícios suspensos, você terá 60 dias para ajustar sua situação cadastral antes do cancelamento efetivo do seu pagamento.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!