O adicional aposentadoria pode ajudar um grupo de beneficiários do INSS. Contudo, vale ressaltar que esse acréscimo não está disponível para todos.
A aposentadoria por invalidez é um benefício previdenciário concedido aos segurados que possuem doença ou incapacidade que os impossibilite de exercer suas atividades laborais. No entanto, além do pagamento em si, existe um adicional de 25% que pode ser concedido em determinadas situações.
Vamos explicar quem tem direito ao adicional aposentadoria , quais as situações consideradas, como solicitar e quais os documentos necessários. Confira!
Afinal, quem tem direito ao adicional aposentadoria?

O adicional de 25% na aposentadoria por invalidez é um direito garantido no art. 45 da lei 8213/91. Mas somente aos segurados que necessitam de assistência permanente de outra pessoa. Portanto, somente os beneficiários que comprovarem a necessidade de auxílio constante de outra pessoa podem receber esse adicional.
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Situações consideradas para receber o acréscimo
As situações consideradas para receber o adicional aposentadoria são relacionadas a doenças graves. Todavia, aquelas que limitam a capacidade do segurado de realizar atividades diárias. Portanto, entre as enfermidades consideradas estão:
- incapacidade permanente para as atividades da vida diária
- perda de um membro superior e outro inferior, porém, quando a prótese for impossível;
- paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- perda dos membros inferiores, acima dos pés, mas quando a prótese for impossível;
- perda de uma das mãos e de dois pés, todavia, ainda que a prótese seja possível;
- doença que exija permanência contínua no leito;
- alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- cegueira total.
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Como realizar a solicitação?
Para solicitar o adicional de 25% na aposentadoria por invalidez, o segurado precisa entrar em contato com o INSS. Portanto, pode ser por meio do telefone 135, aplicativo ou site Meu INSS. Todavia, é importante levar todos os documentos e apresentar um relatório médico que comprove a necessidade de assistência permanente de outra pessoa.
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Documentados para pedir o adicional aposentadoria
Os documentos necessários para solicitar o adicional aposentadoria de 25% estão:
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- Documento de identidade com foto;
- CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Carteira de trabalho (se houver);
- Laudo médico que comprove a necessidade de assistência permanente de outra pessoa.
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