Em uma decisão recente, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) entendeu pela necessidade de retirar proveitos de determinados segurados. Devido a inobservância de determinados requisitos, tomou-se a decisão. Inclusive, o INSS corta benefício buscando transparência em seu sistema.
De forma resumida, o INSS é uma instituição pública, criada para atender as necessidades sociais e previdenciários dos segurados. Em razão disso, garante direitos aos contribuintes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Então, veja a seguir sobre quais segurados irão perder seu benefício. Confira!
Entenda como funciona o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS)

Em síntese, uma das principais funções do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é receber as contribuições realizadas todos os meses pelos trabalhadores do Brasil. Não obstante, são contribuintes em regime CLT e também autônomos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Em razão disso, os pagamentos dos contribuintes são realizados de acordo com a categoria de trabalho. Ou seja, a porcentagem paga por cada pessoa muda de acordo com os proveitos recebidos ao longo do mês de trabalho, e avaria de 8% a 11%, descontados da folha de pagamento.
Em suma, o INSS possui diversas formas de aposentadorias como aposentadoria por invalidez, além de benefícios como auxílio-doença, auxílio-maternidade e auxílio-acidente. Nesse sentido, é notória sua relevância para os contribuintes.
Leia mais: 13º SALÁRIO INSS: Nova Data de Pagamento Disponível – Veja quem ainda recebe em 2023
Entretanto, para continuar tendo direito a esses benefícios, além das contribuições, algumas diretrizes são exigidas, buscando a transparência, segurança e agilidade nos processos dos milhares de contribuintes que existem no Brasil, ultrapassa os 30 milhões.
Em sua não observância, o INSS corta benefício para trazer essas questões inerentes a Previdência Social!
E como posso saber quanto tempo falta para me aposentar?
Essa é uma dúvida comum de muitos contribuintes no Brasil. Em contrapartida, no próprio site do INSS, é possível fazer algumas simulações para ter uma projeção de quanto tempo falta para se aposentar. No entanto, se os requisitos do benefício já estiverem preenchidos, será possível saber os valores.
Leia mais: URGENTE: INSS faz ajustes em CALENDÁRIO e VALORES de pensões e aposentadorias – Veja agora!
Entretanto, o Jornal JF recomenda a procura de um Especialista em Direito Previdenciário para realizar uma melhor avaliação!
INSS corta benefício
Em primeiro lugar, em 9 de outubro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou a lista de servidores inativos e pensionistas de funcionários do órgão que terão o pagamento suspenso por não atenderem a convocação e respectiva notificação para realizar a prova de vida anual, referente aos aniversariantes de julho de 2023.
Nesse sentido, o restabelecimento dos pagamentos vão estar subordinados a realização da prova de vida. Em vista disso, o interessado deve comparecer em qualquer agência do banco onde recebe os valores do INSS, com documento de identidade.
Leia mais: NOTÍCIA URGENTE: INSS revela quem ainda vai receber o 13º salário antes do final de 2023
Em contrapartida, “na hipótese de moléstia grave ou de impossibilidade de locomoção, deverá ser solicitada visita técnica para comprovação de vida do titular do benefício”, ficando o pagamento restabelecido provisoriamente até que seja realizada a visita”, informa o Diário Oficial da União (DOU).
Em suma, mantenha os dados atualizados no sistema do INSS e não incorra em fraudes e irregularidades, para não correr o risco de perder o seu benefício. Inclusive, siga a risca todas as recomendações realizadas pelo sistema.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!