Em janeiro a Justiça liberou muitos atrasados do INSS. Isso ocorreu, pois muitos processos não foram resolvidos em tempo hábil e por isso muita gente ficou esperando todo esse tempo.
Mas você sabe a que se referem esses valores? Compreenda agora o que são, quem tem direito a receber e se esses valores serão em dobro, realmente! Leia até o final para descobrir!
O que são os atrasados do INSS
Os atrasados do INSS se referem a processos que estavam na justiça sem resposta há muito tempo. Eles se referem a revisões de aposentadorias de beneficiários que ficaram no prejuízo, depois da Reforma Previdenciária.
Serão pagos processos cujo valor seja inferior a 60 salários mínimos, que são requisições de pequeno valor e para tanto os valores correspondem a mais de R$ 1 bilhão.
Leia mais: Atrasados do INSS liberado aos aposentados! Veja quem recebe
O INSS é a instituição que deve realizar o pagamento desses valores, que já não cabem recursos na justiça. Finalmente veja quem vai receber.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem receberá atrasados do INSS
Quem receberá os atrasados do INSS são os aposentados e pensionistas que solicitaram revisão de sua aposentadoria ou deram entrada em qualquer processo no INSS.
Os processos, além de revisão de aposentadoria, também são de solicitações feitas por BPC e pensão por morte e auxílio-doença.
Leia mais: Veja se você pode ter direito a valores atrasados do INSS; Confira
Para consultar se você tem valores a receber, verifique com seu advogado sobre o andamento do seu processo na justiça. E caso seu processo tenha sido deferido e for RPV, você também tem direito.
Atrasados do INSS podem ser pagos em dobro?
Os atrasados do INSS vão começar a ser pagos nas comarcas de cada região do país, e os valores não devem ser superiores a R$ 78.120.
Os valores das causas variam muito e por terem processos que demoram muito para ter resposta, então os valores são corrigidos pel taxa de juros Selic.
Leia mais: Nova rodada de atrasados do INSS libera 1.1 Bilhão aos beneficiários!
Como a correção é feita desde o momento da entrada do processo, muitos dos valores pagos serão o dobro da causa no início. Por isso, quanto mais tempo demorou o julgamento, melhor agora para quem recebe esse dinheiro extra.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais: