O ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) confirmou que o governo vai fazer um pente fino nos beneficiários do bolsa família. Saiba o que será analisádo a seguir!
Por que haverá pente fino no bolsa família?
Desde a implementação do Auxílio Emergencial durante a pandemia, fraudes ou enganos em benefícios sociais têm se repetido e especialistas dizem que é preciso melhorar o cadastro dos beneficiários. O número de famílias unipessoais registrado aumentou em 5 milhões em apenas 11 meses.
Leia em seguida: Novidade: Governo vai lançar programa para brasileiros quitarem dívidas; então saiba como vai funcionar
Como vai funcionar o pente fino no bolsa família?
Dias não deu prazo para concluir a avaliação dos beneficiários do programa. Durante a transição, o PT já planejava redesenhar o programa – que, no governo de Jair Bolsonaro, passou a se chamar Auxílio Brasil – e fazer uma reavaliação dos beneficiários do CadÚnico (Cadastro Único).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Algumas regras do programa também sofrerão alterações. Dias, saindo da cerimônia de posse de Fernando Haddad no Ministério da fazenda questionado sobre quantas pessoas poder deixaria o CadÚnico, disse que ainda não foi possível fazer uma estimativa.
Leia em seguida: Dá para resgatar o FGTS online, sem sair de casa; veja como
O Auxílio Brasil já alcançou mais de 21 milhões de beneficiários. Dias disse que o ministério trabalhará com o IBGE para verificar a população cadastrada nos benefícios.
Leia em seguida: Lula vai continuar pagamento do vale-gás? Veja aqui
Haverá um censo especial mas ainda não é possível calcular quanto custará o programa depois de excluir os inscritos que não se enquadram nas regras.
Em síntese:
Leia em seguida: Oficial: Novo Bolsa Família publicado no Diário Oficial; então veja o valor e as regras
- O programa de transferência de renda, que foi substituído pelo Auxílio Brasil no governo Jair Bolsonaro (PL), será integrado aos governos locais por meio de um sistema integrado de assistência social, segundo os arquivos.
- O governo Lula está revendo a política de inclusão de novos beneficiários no CadÚnico por suposta fraude. Segundo Dias, há pessoas que recebem o bolsa Família desnecessariamente.
- Para ele, a atualização dos dados do CadÚnico vai ajudar a atingir a meta de erradicação da fome. O Bolsa Familia terá um adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos, que deve começar a ser custeado a partir de março, segundo o ministro.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.