O pagamento do 13º salário do INSS acontece em duas parcelas para os beneficiários. Esse abono corresponde ao mesmo valor da renda mensal paga para quem recebe algum benefício do Instituto. Nos três últimos anos, houve a antecipação do pagamento. Confira como deve funcionar esse ano.
Desde o ano de 2020, o 13º salário do INSS vem sendo antecipado. Essa antecipação ocorreu por conta da pandemia de Covid-19, com o intuito de ajudar no equilíbrio financeiro. Por exemplo, em 2020 antecipou para os meses de abril e maio; em 2021, para os meses de maio e junho e em 2022 para os meses de abril e maio.
A grande dúvida dos beneficiários é se vai acontecer a antecipação do abono, também, no ano de 2023. Veja o que já se sabe sobre isso:
13º salário INSS vai ser antecipado em 2023?
Até então, o Presidente Lula ainda não se pronunciou sobre o pagamento do 13º salário do INSS antecipado. Para que ocorra essa antecipação, é necessário que o presidente da República faça a assinatura de um decreto, autorizando o pagamento em datas anteriores às já definidas pelo INSS, que são nas folhas de agosto e novembro (pagos em setembro e dezembro).
Contudo, há a exceção para aqueles beneficiários que começam a receber após a antecipação do 13º. Nesses casos, o pagamento do abono será no final do ano, com valor proporcional ao tempo em que são beneficiários. Por exemplo, em 2022, o pagamento para quem começou a receber o benefício depois de maio foi em novembro e em parcela única.
Leia mais: INSS: Má notícia para os aposentados – Veja o que acabou de sair! Confira o que mudou nos benefícios
Calendário INSS 2023
O calendário de pagamentos do INSS para 2023 começa no dia 25 de janeiro. Ele é de acordo com o último número de benefício e dividido entre quem recebe um salário mínimo e mais que isso. Confira abaixo:
Leia mais: Acaba de sair notícia triste para os aposentados: Veja o que o INSS anunciou agora! Entenda

Veja mais:
Abono do INSS- 14º salário
O pagamento do 14º salário do INSS é um projeto de autoria do Deputado Pompeo de Mattos (PL 4367/2020), que visa um abono aos beneficiários. Esse projeto já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, Comissão de Finanças e Tributação e está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Nessa última, aguarda votação. Depois, segue para a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Leia mais: Deputado quer que INSS pague juros por benefícios atrasados!
Depois das comissões da Câmara dos Deputados, o projeto vai ao Senado Federal e Presidência da República. Lula ainda não se pronunciou publicamente sobre esse projeto. O valor deve ser de um a dois salários mínimos, pago ao final de dois anos.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!