Entenda as mudanças que passaram a valer para a prova de vida 2023. Todas as informações você encontra aqui:
A prova de vida era feita nas instituições bancárias responsáveis pelos pagamentos dos aposentados e pensionistas. Mas com a mudança proposta pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o procedimento passou por modificações, trazendo mais comodidade para os beneficiários.
Diante as alterações feitas no procedimento, muitos acabam ficando confusos de como vai funcionar a prova de vida em 2023. Por isso, elaboramos essa matéria para tratar de todos os pontos e esclarecer como vai funcionar a partir de agora. Siga acompanhando!
O que muda na prova de vida 2023?
Os aposentados e pensionistas anualmente precisavam ficar de olho no calendário da prova de vida para não arriscarem terem seus pagamentos suspensos. Dessa forma, eram obrigados a comparecer na instituição pagadora do seu salário, para comprovarem estarem vivos e os pagamentos podiam prosseguir normalmente.
Leia em seguida: Salário Em Dobro Já Tem Data Para Cair Na Conta De Aposentados? Saiba Agora
Contudo, o governo Bolsonaro, modificou a forma do procedimento para esse ano. Sendo assim, a prova de vida 2023, passou a ser automática, através do cruzamento de dados que constem na base de dados do governo federal. O principal motivo dessa modificação está relacionado com a dificuldade de locomoção que acomete diversos aposentados e pensionistas.
Agora, que você está ciente da principal mudança na prova de vida, vale relembrar que do início do mês de fevereiro a dezembro de 2022, a comprovação estava suspensa. Devido a necessidade da Previdência Social adequar seus sistemas para o novo procedimento adotado que automatizou a prova de vida.
Leia em seguida: INSS Tem Novidade: Surpresa Na Folha De Pagamento Dos Aposentados
A prova de vida 2023 passou a ser automática, comprovada por meio do cruzamento de dados dos aposentados e pensionistas que constem nas bases do governo. Desse modo, há atos que passam a ser considerados pelo órgão, garantindo que os beneficiários continuem recebendo seus salários. Confira:
- Atualização do CadÚnico;
- Atendimento presencial em uma agência do INSS;
- Acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- Recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- Contratação de empréstimo consignado;
- Vacinação;
- Votação nas eleições.
Leia em seguida: Novidades No 14° Salário Dos Aposentados: Esteja Por Dentro Aqui
Como vai ser feita a prova de vida automática?
Em decorrência das mudanças, a prova de vida em 2023, para os aposentados e pensionistas da Previdência Social, passou a ser automática. Dispensando que compareçam na instituição responsável pelos pagamentos para fazer a comprovação. Devendo o órgão conferir os atos que listamos, por exemplo, para verificar se estão ou não vivos e podem receber o salário mensal.
Leia em seguida: SAIU AGORA: Lula Declara SEU SALÁRIO VAI AUMENTAR
O INSS tinha como prazo até dia 31 de dezembro de 2022, para fazer a adequação das funcionalidades do seu sistema, para dotar o novo procedimento. A partir de então, os aposentados e pensionistas, não precisam mais sair de casa para comprovarem que estão vivos para que os pagamentos dos seus benefícios continuem sendo feitos.
Leia em seguida: Finalmente: Bolsa Família Volta A Ser Pago. Saiba Como Sacar.
Por fim, se não houver atos que constem na base de dados dos aposentados e pensionistas, o beneficiário vai receber uma notificação do órgão, para a necessidade de realização da prova de vida em 2023. Mas deve ser buscado formas que impeçam que ele saia de sua residência para isso, como no caso na biometria.
Leia em seguida: Notícia Quente: Beneficiários Do BPC Podem Sacar R$ 1150; Veja Como
Confira também: FINALMENTE LIBERADO os PAGAMENTOS na CONTA
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!