Infelizmente trazemos uma péssima notícia para todos os aposentados do INSS hoje que contavam com a revisão do seu benefício.
A Revisão da Vida Toda não será mais julgada em plenário virtual, terá de seguir o processo pelo STF.
Leia em seguida: Abono de R$606 foi liberado essa semana para aposentados
O que é a revisão da vida toda?
A Revisão é um processo para os segurados do INSS solicitarem a revisão do seu benefício.
A revisão se baseia no processo de mudança da moeda brasileira, onde deixou-se então de considerar a média salarial, chegando a valores mais baixos do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.
A esperança de quem aguarda a revisão é que, uma vez aprovada, os valores concedidos após 1999 sejam revisados.
Leia também: Suspensão dos empréstimos consignados já foi aprovada? Veja agora
Quem pode solicitar a revisão da vida toda:
- Aposentadoria
- Pensão por morte
- Auxílio-acidente
Nova Votação para a Revisão da Vida Toda do INSS
O projeto já estaria aprovado caso o Ministro Kassio Nunes Marques não houvesse pedido para retirar o julgamento do Plenário Virtual.
Portanto, agora o voto será feito em plenário físico, recomeçando tudo de novo.
Ainda não há data para novo julgamento e um dos ministros que votou a favor da Revisão, Ministro Marco Aurélio se aposentou, desse modo, o projeto tem um voto a menos a seu favor.
Leia em seguida: Cartão de crédito tem valores liberados
Revisão da aposentadoria
O principal motivo que leva os segurados a solicitarem a revisão da aposentadoria é um desejo por um maior salário, entretanto a revisão é uma faca de dois gumes.
Ao mesmo tempo que pode acarretar no aumento do salário, pode reduzir também.
Entenda como pedir a revisão de aposentadoria sem se prejudicar!
Veja também: Deputado solicita adiantamento para projeto que visa rapidez no pagamento do 14º salário! Entenda aqui o projeto
Quem pode solicitar a revisão da aposentadoria?
A revisão é um direito de todo e qualquer beneficiário do INSS que não esteja de acordo com algum indicador que o instituto usou na concessão do benefício. Sendo assim, se você provar que o INSS errou, pode solicitar a revisão de aposentadoria.
Um segundo caso em que se encaixa a revisão de aposentadoria para é para os beneficiários que estão dentro de situações específicas de novas regras jurídicas que dão acesso a algum tipo de aumento do benefício.
Cuidados ao se solicitar a revisão da aposentadoria
Sendo assim a revisão de aposentadoria equivale a uma nova análise do benefício por parte do instituto previdenciário.
O segurado que se sentir lesado precisa pedir a revisão pelo app do MEU INSS.
Dessa forma o instituto tem a obrigação de avaliar novamente o pagamento do segurado, além de verificar se existe um benefício melhor disponível para essa pessoa.
Para então minimizar suas chances de ter seu salário reduzido se faz necessário que você entenda como o salário teve o valor calculado.
Sendo assim, mesmo sabendo o real causador da revisão, a indicação é que você contrate um especialista na área para realizar alguns cálculos antecipados. Essas operações devem levar em conta o período de contribuição, remunerações, tempo de insalubridade e a forma que o INSS calculou tudo previamente.
Dessa forma, com toda essa antecipação, será possível entrar no processo de revisão sem esperar surpresas como a redução de 10% ou 20% do seu salário atual.
Leia em seguida: Empréstimo Consignado na João Financeira é Rápido? Confira
Conclusão
A revisão da vida toda, sujeita a votação, pode acabar aprovada ainda em 2022 para a alegria dos aposentados e pensionistas!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Nos siga nas redes sociais!