No dia 1 de dezembro de 2022 o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a revisão da vida toda para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isto significa que os segurados do INSS podem pedir que seja recalculado o valor de seus benefícios e que seja incluído no cálculo as contribuições recolhidas antes de 1994.
Ocorre que o INSS fazia o cálculo com base nos salários recebidos a partir de julho de 1994. Desse modo, contribuições feitas quando a moeda era o cruzeiro real, não eram incluídos no cálculo. Portanto, alguns aposentados deixaram de receber maiores valores como beneficio mensal.
Sendo assim, a aprovação da vida toda é uma oportunidade para que os aposentados possam revisar o seu salário mensal e receber um aumento do benefício do INSS.
A revisão da vida toda é vantajosa para todos?
Infelizmente nem todos os aposentados poderão se beneficiar da revisão da vida toda. Isto porque, além de existirem regras para ter direito ao novo cálculo, existe um grupo que poderá se beneficiar de forma mais vantajosa.
Leia Mais: Agora sim: Novo salário mínimo tem valor divulgado para aposentados do INSS
Segundo especialistas em previdenciário, os aposentados que mais poderão se beneficiar com o pedido de revisão da vida toda são aqueles que fizeram poucos recolhimentos de INSS depois de 1994; aposentados que recebiam uma remuneração alta antes de 1994 ou aposentados que tinham salário mais baixo antes de 1994.
Quem tem direito a revisão da vida toda?
Somente tem direito a fazer o pedido de revisão da vida toda o aposentado que se aposentou sob a ótica da lei da previdência de 1999, ou seja, antes da reforma de 2019. Além disso, o aposentado não pode ter recebido o seu primeiro, beneficio há mais de dez anos.
Leia Mais: Policia federal conclui que Bolsonaro cometeu crime. Entenda.
Além disto, os herdeiros que recebem pensão por morte, também poderão pedir a revisão do benefício originário do falecido. No entanto, para que o herdeiro possa pedir a revisão o falecido não pode ter recebido o primeiro benefício há mais de 10 anos.
Fique atento, pois existe um nove golpe!
Os aposentados e pensionistas do INSS devem ficar bastante atentos. Já que golpistas estão se aproveitando que o STF aprovou a revisão da vida toda e estão aplicando golpes nos segurados do INSS.
Leia Mais: FIQUE ATENTO: Cuidado com golpe da revisão da vida toda
Desse modo, os criminosos estão entrando em contato com os segurados do INSS para solicitar dados e cobrar valores afirmando que é para dar entrada na revisão da vida toda.
Sendo assim, ao cair no golpe os beneficiários do INSS podem acabar enviando cópia de documento, endereço, número de telefones e outros documentos. Mas, fique atento, pois o INSS não entra em contato com os seus segurados para oferecer a revisão da vida toda e muito menos cobram taxa para fazer a revisão.
Portanto, desconfie se entrarem em contato para pedir documentação e cobrar taxa para fazer a revisão da vida toda. Não forneça seus dados para pessoas estranhas.
Por fim, é importante lembrar que a revisão da vida toda não é feita pelo INSS de forma automática. Desse modo, o interessado deve procurar um especialista de confiança para fazer os cálculos e verificar se compensa entrar com a ação judicial de revisão da vida toda.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba então como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Confira notícias agora sobre a Margem Social do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.