A primeira fase da consulta de valores a receber já passou, bem como o primeiro pagamento de cerca de R$4 bilhões dos valores esquecidos. Entretanto, a segunda parte dos pagamentos ainda está presa nos cofres do Banco Central e seguem sem previsão de pagamento.
Veja o que fazer com essa situação de atraso nos pagamentos dos valores a receber do banco central!
Nova consulta de valores a receber não têm previsão
Logo no início do ano milhares de cidadão brasileiros ficaram animados com a notícia de que o Banco Central tinha valores esquecidos a pagar para milhares de cidadãos. Desde então, muitas pessoas que estão passando por dificuldades e até outras que não estão, querem sacar seus valores esquecidos.
Porém, a consulta aos valores esquecidos está atrasada e não tem previsão de voltar no site valoresareceber.bcb.gov.br, pois o Banco Central (BC) adiou a segunda fase. Isso ocorreu desde antes de 2 de maio, período em que o BC estava passando pela greve dos servidores e por isso não foi possível atualizar o sistema valores a receber.
Muitas pessoas já sabem que a partir da divulgação da nova data para iniciar a segunda fase, muitos podem se preparar para sacar uma parte dos R$4,1 bilhões a serem devolvidos. Contudo, mesmo após o fim da greve, a instituição financeira ainda não publicou a liberação dos pagamentos.
O sistema atualmente informam a seguinte mensagem:
“As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão temporariamente suspensas para aprimoramento. Em breve, o Banco Central divulgará a data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate dos saldos existentes; e informações sobre valores de falecidos. Enquanto isso, estamos trabalhando em melhorias do SVR e na inclusão de novos valores.”
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
De onde vêm os valores esquecidos?
Desde que o BC anunciou esse valores até hoje muitas pessoas ainda não sabem de onde vem esse dinheiro e muitas até perdem os valores por não saber que tem direito. Portanto, nada mais justo que apresentar o caminho de onde esses valores vieram até ficarem acumulados nos cofres do BC.
Leia mais: Novo RG digital: documento é obrigatório? Veja como emitir
Veja só de onde vem os valores esquecidos:
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- Fundo Garantidor de Crédito;
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Vale lembrar que esse segunda fase tem alguns valores de origens que não constavam na primeira fase dos pagamentos e, por isso, é necessário consultar se você tem direito aos valores.
Consulta de valores a receber: veja como funciona

O passo a passo da consulta e saque é bastante simples. Confira:
Leia mais: MARAVILHA: Salário extra do INSS poderá ser pago sem juros, veja como
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Informe se CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar se você tem valores a receber;
- Caso confirme seu direito a valores guarde bem a data que o sistema vai lhe informar
- Entre com a sua conta Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos, pois não será possível acessar o sistema com login Registrato;
- Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência,
- Após isso o dinheiro vai ficar disponível para você
Leia mais: Surpresa para todos os aposentados; Bolsonaro ASSINOU DECRETO! Confira tudo que mudou
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o novo projeto de pagamento do INSS. Clique no link e saiba mais.
Projeto pode liberar pagamento de um abono extra para a conta dos segurados do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!