INSS organiza mutirão contra as filas visando agilizar a realização de meio milhão de perícias em todo o país, mas especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Veja aqui como vai funcionar esta nova medida do Governo Federal contra as filas crescentes do INSS!
Confira:
- Filas de espera do INSS sobem em 2023;
- Ministro quer acabar com as filas em 2023;
- INSS vai ajudar brasileiros a pular a fila!
Filas de espera do INSS sobem em 2023
Trabalhadores que aguardam o parecer do INSS para receber seus benefícios sabem como anda a fila do órgão. Somente neste primeiro bimestre, mais de 150 mil novos brasileiros adentraram a lista de espera para realização de perícias ou pareceres do órgão.
Leia em seguida: INSS pagará 2 parcelas de R$ 651 a aposentados! Saiba mais aqui
O aumento marca o fim das quedas em filas do INSS, que vinham apenas diminuindo desde 2021. Alguns teorizam quanto aos impactos da pandemia para justificar o aumento das filas, mas ainda não há uma justificativa comum.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Ministro quer acabar com as filas em 2023
Visando reduzir as filas de maneira hábil, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, promete colocar em prática alguns projetos com o objetivo de reduzir, ou até mesmo zerar, as filas do INSS ainda em 2023.
Leia em seguida: Atenção: Veja quando você pode pedir revisão da pensão por morte; Saiba mais
De acordo com a AGU (Advocacia Geral da União), o INSS conta atualmente com mais de 5 milhões de brasileiros aguardando algum tipo de parecer do órgão. Dentre estes, mais de meio milhão aguardam perícias médicas.
Veja o que disse a AGU:
“Outro aspecto de suma importância diz respeito ao atual momento em que o INSS busca reorganizar sua agenda de atendimento regular de benefícios requeridos administrativamente, que atualmente encontra-se pendente de atendimento cerca de 5 milhões de segurados”.
INSS vai ajudar brasileiros a pular a fila!
Uma das primeiras medidas, já confirmadas pelo Ministro Carlos Lupi, é a realização de um grande mutirão de perícias, especialmente nas regiões norte e nordeste do Brasil, onde há o maior número de pedidos atrasados.
Leia em seguida: Notícia quente: Saiba quando começam os pagamentos da Revisão da Vida Toda
O Ministro espera que o mutirão dure cerca de 15 dias nas regiões, ou até que sejam normalizadas as filas.
Leia em seguida: Entenda tudo sobre o novo cartão do governo para beneficiários do INSS; Saiba mais
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja o vídeo: 1ª Parcela do 13º Salário já foi confirmada! Veja agora datas e valores do pagamento!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!