Você tem um CNPJ? Então cuidado! Novas normas para CNPJs entram em vigor em janeiro, prepare-se! Veja quais são!
Através dessas normas poderá haver mudanças no CNPJ, de modo que os empresários deverão adaptar-se ao novo sistema! Confira!
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) vai mudar?
Primeiramente devemos estabelecer o que é um CNPJ. O CNPJ trata-se de um documento essencial para a abertura e funcionamento de uma empresa, identificando assim o negócio, movimentações, envolvidos, serviço prestado e mais.
Dessa forma, a abertura e manutenção de um negócio ou empresa, no Brasil, obrigatoriamente envolve a criação de um CNPJ.
Leia mais: Aposentados têm dois pagamentos liberados em dezembro; saiba quais são agora mesmo
Dentre as mudanças esperadas para 2023 no novo governo de Lula (PT), espera-se também novas mudanças no funcionamento do CNPJ, isso, pois foi publicada recentemente uma nova instrução normativa.
Publicou-se no último dia 6 de Dezembro a Instrução Normativa n° 2.119/2022 sobre os CNPJs, com um novo texto de vigora já no dia 1º de janeiro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Mudanças no CNPJ já em 2023
Segundo a nova instrução normativa da receita, dentre as novidades trazidas, haverá uma redução nas obrigações tributárias a quem precisar suspender, temporariamente, as atividades da empresa.
Além disso, haverá também uma grande melhoria, segunda IR, no projeto da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), facilitando assim a criação do CNPJ.
Leia em seguida: Veja como evitar ter o pagamento do Bolsa Família BLOQUEADO em 2023
Mais uma novidade é que os CNPJs ativos no Brasil deverão ter como representante da entidade uma pessoa física, mas que possua a legitimidade necessária para representá-la. Assim, no caso de empresas com entidade domiciliada fora do Brasil, será necessário um representante do CNPJ devidamente constituído e domiciliado aqui no Brasil.
Assim, outra novidade é que todas as entidades domiciliadas no Brasil deverão, obrigatoriamente, inscrever-se no CNPJ antes de iniciar suas atividades.
Quem poderá cadastrar os CNPJs?
A instrução lista algumas novas unidades com poder para cadastrar um CNPJ, facilitando assim a adequação de negócios em todo o país.
Leia em seguida: Surpresa de fim de ano: INSS libera pagamento extra para os aposentados
Veja abaixo quem está autorizado, pela IN, a cadastrar novos CNPJs:
- Equipes da RFB com competência para realizar operações no cadastro, definidas em ato específico;
- Órgãos de registro partícipes da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios-Redesim;
- Administrações tributárias dos estados, do Distrito Federal e dos municípios; a Comissão de Valores Mobiliários-CVM, em relação aos fundos de investimento nacionais e investidores não residentes;
- Banco Central do Brasil-Bacen;
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar-Previc, nos casos de planos de benefícios administrados por entidade fechada de previdência complementar;
- Tribunal Superior Eleitoral-TSE, nos casos de candidatos a cargo político eletivo e frentes plebiscitárias ou referendárias, nos termos da legislação específica;
- Outras entidades mediante convênio aprovado pela RFB ou pelo Comitê Gestor da Redesim.
Confira também: 14º Salário está sendo pago este mês! Veja quem recebe!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
SURPRESA: 14° Salário vai ser pago para os aposentados? Veja agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!