O calendário do décimo terceiro salário para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) sempre gera uma expectativa nos beneficiários. Além disso, também gera impacto na economia, já que parte desse dinheiro é usado para fazer compras e aquecer o comércio.
Desta maneira, quando sai o calendário do décimo terceiro salário, os beneficiários já podem se planejar melhor para aquele determinado período. Afinal de contas, esse abono é um direito garantido pela Constituição Federal e não só aos trabalhadores, como também aos aposentados e pensionistas.
Durante os três últimos anos, o calendário do décimo terceiro salário teve uma alteração. Isso porque, entre 2020 e 2022, o governo antecipou uma das parcelas para o primeiro semestre por causa da pandemia da Covid-19.
Calendário do décimo terceiro salário terá antecipação?

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Nos outros anos, os 50% iniciais do pagamento surgiram entre abril e maio. Depois, no segundo semestre, o governo fez normalmente o pagamento da segunda parcela, cumprindo o calendário do décimo terceiro salário.
Porém, como a crise sanitária mundial estacionou e a vida voltou ao normal, dificilmente haverá uma antecipação. No entanto, os aposentados e pensionistas ainda vivem essa expectativa da antecipação do valor.
Veja em seguida: Tutorial: Saiba como consultar informe de rendimentos do INSS para declarar Imposto de Renda
Mas, para que isso realmente aconteça, ainda dependem de um decreto do governo federal, repetindo o que aconteceu nos anos anteriores. No entanto, muitos críticos da antecipação argumentam que, depois, no final do ano, os aposentados e pensionistas ficam sem essa importante parcela para o pagamento de contas.
Inclusive, no Congresso Nacional, já tramita um projeto, mas ainda embrionário, sobre um possível 14º salário para os aposentados e pensionistas. No entanto, a falta de orçamento para isso e também o fim da antecipação do 13º vêm emperrando essa possível futura lei.
Quando começa o pagamento do 13º salário?
Agora, com o cumprimento normal do calendário do décimo terceiro salário, o pagamento vai começar a partir do dia 25 de agosto, ou seja, no segundo semestre. No entanto, quem ganha um salário mínimo, terá que receber primeiro.
Assim, esses aposentados e pensionistas que terão o pagamento de R$ 1.320, recebem de 25 de agosto a 1º de setembro. Isso sempre seguindo o NB (Número do Benefício), para escalonar o pagamento.
Veja em seguida: Tutorial: Saiba como consultar informe de rendimentos do INSS para declarar Imposto de Renda
Depois disso, quem ganha mais que um salário mínimo, começa a receber a partir do dia 1º de setembro. Assim, vale do mesmo modo para a segunda parcela do calendário do décimo terceiro salário, que começa a partir de 24 de novembro para quem ganha o mínimo.
Então, a partir do dia 1º de dezembro de 2023, o calendário do décimo terceiro salário paga também quem ganha mais. E isso acontece até o dia 7 de dezembro, encerrando o pagamento desse abono para os beneficiários do INSS.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!