No Brasil, os homens quando completam 18 anos precisam se apresentar para emitir a carteira de reservista, que é apresentada ao exército. Mas você sabia que o serviço no exército influencia na sua aposentadoria?
Muitos homens são dispensados do serviço, mas quem consegue ingressar e prestar serviços ao exército, pode ter benefícios ao longo da vida adulta.
Confira como o serviço no exército pode ajudar você com sua aposentadoria e como a conservação de alguns documentos pode fazer toda a diferença.
Serviço no exército aumenta aposentadoria
A apresentação ao serviço militar é obrigatória e a carteira de reservista é documento essencial para os homens. Ela é solicitada em várias circunstâncias, inclusive para contratação em empresas.
Todo rapaz com 18 anos, tem que se dirigir ao órgão responsável em sua cidade e se apresentar para o serviço militar. Sorte de quem não sofre dispensa, pois aqui vai uma grata notícia.
Leia mais: Alguns aposentados e pensionistas podem receber o 13º salário em novembro!
Quem presta serviço para o exército pode acrescentar esse período como tempo de contribuição para aposentadoria. Veja agora como funciona.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como acrescentar tempo de serviço aposentadoria?
Antes de mais nada, saiba que o período em que você serviu o INSS não acrescenta automaticamente à sua contribuição.
Para que os tempos de serviço sejam abatidos da sua aposentadoria, é necessário que você faça uma solicitação junto ao INSS.
Leia mais: Auxílio Doença do INSS: Veja quando e como solicitar
Os anos de prestação são inseridos no seu cadastro e você poderá reduzir o tempo que você ainda precisa trabalhar para se aposentar.
Entretanto, uma das coisas que mais atrapalham nesses pedidos, são a conservação dos documentos que a instituição solicita. Confira como se preparar.
Conservação de documentos facilita aposentadoria
Manter os documentos em bom estado para solicitar qualquer coisa perante o INSS, é indispensável. Com o intuito de reduzir fraudes e aumentar a segurança, este órgão é muito exigente quanto à conservação dos documentos.
Então uma das medidas mais acertadas para os homens que serviram ao exército, é manter um bom guarda os seguintes documentos: Certificado de Reservista, Certidão da Junta Militar e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
Leia mais: Oficial: Como fica o 13º salário do INSS no Governo Lula?; Saiba mais
Com esses documentos bem conservados e com todos os dados sobre o período em que você prestou militar, então você poderá antecipar a sua aposentadoria.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!