Desde quando o empréstimo Auxílio Brasil foi lançado em 2022, diversas polêmicas foram criadas! A modalidade de consignado é geralmente liberada para servidores, aposentados, pensionistas e funcionários de empresas privadas com carteira assinada.
Todavia, é a primeira vez que um crédito foi liberado para beneficiários de programas sociais. Para que você tenha uma ideia da gravidade do problema que foi gerada, a taxa do empréstimo para servidores públicos gira em torno de 1,72%.
No entanto, a taxa que esta sendo cobrada dos beneficiários do programa é de até 3,5%, o que imediatamente se tornou uma preocupação para as autoridades!
Entenda, os beneficiários do programa Auxílio Brasil se encontram em situação de vulnerabilidade, e as taxas que estavam sendo cobradas desse grupo eram altíssimas!
Ainda assim, esses beneficiários podem respirar aliviados de novo, isso porque há a possibilidade do atual presidente Lula perdoar a dívida desse grupo. Quer saber como? Acompanhe o texto!
O endividamento das famílias em situação de vulnerabilidade
A princípio, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, se tornou um tema muito polêmico para o atual governo!
Desde janeiro, a nova presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, suspendeu a concessão de novos empréstimos para os beneficiários do Auxílio Brasil. Essa foi uma forma de controlar o endividamento de mais famílias que a presidente achou.
Leia mais: Oficial: Cesta básica está mais cara em 2023?; Saiba quanto custam os produtos hoje
Ao mesmo tempo, o atual presidente Lula vem sofrendo várias pressões para que as dívidas desse grupo de pessoas que já contrataram o empréstimo seja perdoada. Todavia, essa possibilidade ainda está sendo estudada pela equipe do presidente.
Serrano ainda afirma que o banco não tem recursos suficientes disponíveis para oferecer anistia a todos que contrataram o empréstimo, mas que o mesmo está aberto a negociações.
De acordo com fontes ligadas ao Ministério do Desenvolvimento Social, outra alternativa seria rever as taxas de juros para este tipo de empréstimo consignado, que como já foi dito anteriormente é uma das maiores nesse modelo.
Motivos da suspensão, segundo a presidente da Caixa e o que será feito
De acordo com a presidente da Caixa, há dois motivos principais que levaram à suspensão.
“A primeira é porque o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro, então não é de bom-tom que a gente mantenha, porque nós não sabemos quem ficará nesse cadastro”, afirmou Rita Serrano.
Leia mais: Saiu agora: Confira novos limites de uso do PIX; Saiba como alterar
“E a outra razão é que de fato os juros para essa modalidade consignada são juros muito altos, então nós estamos também suspendendo para reavaliar essa questão dos juros e ver as possibilidades que existem para tentar baixar esses juros”, encerrou Rita Serrano.
O governo ainda se mantém indeciso quanto ao que será feito com a oferta dos empréstimos. Enquanto isso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor solicitou ao Ministério da Justiça e à Secretaria Nacional do Consumidor que suspendam essa modalidade de consignado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!