Em 2022, vários beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada contrataram o empréstimo consignado criado pelo presidente Jair Bolsonaro, totalizando R$ 9,5 bilhões em até 1º de novembro.
No entanto, o empréstimo consignado tem sido bastante criticado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua equipe, recomendando a suspensão além de mudanças. Assim, evitarão o superendividamento das famílias.
Logo, o presidente Lula vai suspender consignado para 2 grupos. Assim, veja quais são!
Lula vai suspender consignado: Entenda sobre as críticas do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Em 2022, parte dos beneficiários do Auxílio Brasil recorreu ao financiamento para comprar comida, pagar contas e até para bancar as festas de fim de ano. Nesse sentido, de acordo com a equipe do presidente eleito, os beneficiários terão até 40% de seu benefício comprometido, indo na contramão das políticas de proteção social, comprometendo benefícios futuros.
Leia mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do projeto oficial
Em resumo, se o indivíduo dor suspenso ou excluído do programa, o comprometimento equivalente a até 40% do benefício seguirá pesando sobre qualquer outra eventual renda que ele tenha. No entanto, vale destacar que a maioria dos bancos não quis ofertar a linha de crédito diante do elevado risco de inadimplência.
Em suma, a equipe quer rediscutir o empréstimo e fazer novas alterações. A saber: “As pessoas que tomam o crédito consignado terão a sua renda familiar comprometida, quer permaneçam no programa de transferência de renda, quer não, mesmo que saiam por medida de redesenho, averiguação ou impossibilidade de atualização de informações“.
Leia mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do projeto OFICIAL AGORA
Lula vai suspender consignado
De acordo com a equipe do presidente eleito, o comprometimento do orçamento familiar com o consignado pode acabar levando a uma “redução da margem de redesenho do Auxílio Brasil“, para não agravar a situação das famílias.
Leia mais: Saiu agora: Decisão do INSS sobre 14º salário surpreende aposentados e pensionistas! Confira
Nesse sentido, o ideal é “suspender o consignado até pronunciamento do STF [Supremo Tribunal Federal]” e realizar a “avaliação dos prejuízos causados“. Outras sugestões incluem a redução dos juros e a criação de um painel de informações sobre o crédito consignado.
Leia mais: Saiu agora: Decisão do INSS sobre 14º salário surpreende aposentados e pensionistas! Confira
Confira também
Veja também: 13º Salário será antecipado em 2023? Confira o que já sabemos sobre o pagamento do INSS!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!