A restituição do IR (Imposto de Renda) é um importante recurso que as pessoas podem receber anualmente da Receita Federal. No entanto, a restituição só vale para quem declara o Imposto de Renda regularmente e tem uma determinada renda que permita a restituição do valor.
No entanto, a restituição do IR não acontece toda de uma vez, pois, vem sempre escalonada. Desta maneira, o governo possui cinco lotes de pagamentos durante o ano e prioriza quem primeiro entregar as declarações.
Desse modo, quando mais cedo entregar a declaração do imposto de renda, mais cedo vai receber a restituição do Governo Federal. Assim, poderá já ter uma renda extra na conta, que vem do governo e, inclusive, é corrigida desde a data da declaração até o dia de receber.
Como receber a restituição do IR mais cedo?
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Primeiramente, é importante também salientar que, independentemente de poder ‘furar fila’, isso não vale para todos. Afinal de contas, os idosos, principalmente os de idade acima de 80 anos, continuam sendo os prioritários na hora de receber.
Veja em seguida: Atenção: Saiba como conseguir empréstimo do INSS com menor taxa de juros; Veja novidades
Além disso, os idosos de 60 a 79 anos e as pessoas com deficiências graves também estão na lista dos que precisam dessa prioridade. No entanto, de acordo com a Receita Federal, depois deles há os que podem receber também mais cedo.
Afinal de contas, a cada ano, surgem novidades na declaração do Imposto de Renda, um meio importante de arrecadação de receita por parte do governo federal. Mas, uma das maneiras mais simples de receber antes é, inicialmente, declarar corretamente.
Assim, se a declaração estiver com todos os dados corretos, a restituição do IR neste ano, assim como nos anos anteriores, não atrasa. Caso contrário, há a possibilidade de fazer uma declaração retificadora, mas o dinheiro vai chegar depois.
Então, como furar a fila do IR?
Agora, como se promete no início do post, existe sim uma maneira de furar a fila, mas dentro da legalidade. Afinal de contas, as leis existem para ser respeitadas. Contudo, uma grande novidade é que, agora, o contribuinte pode receber a restituição do IR por meio de PIX.
Veja em seguida: Entenda tudo sobre o Novo Cartão Beneficiário do INSS
Então, quem opta por essa modalidade de pagamento ainda terá a possibilidade de receber antes que aqueles que vão receber em conta-corrente. Com isso, esse importante meio de pagamento instantâneo também pode ajudar na hora da restituição do IR.
Por fim, a declaração do Imposto de Renda de 2023 começa a ser feita a partir do dia 15 de março, se estendendo até o dia 31 de maio. Desta maneira, o contribuinte terá mais de dois meses para declarar os valores e ter, o mais cedo possível, a restituição do IR, ‘furando a fila’, dentro da legalidade e recebendo o valor devido um pouco mais cedo neste ano.
Veja em seguida: PROVA DE VIDA INSS: Quem vai precisar fazer em MARÇO de 2023? Confira
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!