O programa Minha Casa Minha Vida 2023 está de volta, com o seu nome original. Antes, no governo anterior, foi rebatizado de Casa Verde e Amarela, mas agora retorna às origens. Contudo, o programa deverá passar por algumas modificações e novidades.
Na prática, o Minha Casa Minha Vida 2023 tem como principal objetivo garantir preços melhores, com juros mais baixos. Além disso, também oferece subsídio governamental no valor final do imóvel, especialmente para as pessoas de mais baixa renda.
Agora, em 2023, o programa completa 14 anos de criação, sendo lançado em 2009. No entanto, mudou de nome em 2019, voltando a ser Minha Casa Minha Vida em 2023.
Minha casa Minha Vida 2023: o que muda?
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Primeiramente, quando enviar o projeto para o Congresso Nacional, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer retomar a faixa 1 do Minha Casa Minha Vida. Essa faixa era voltada para pessoas com renda de até R$ 1.800, mas ficaram de fora do Casa Verde e Amarela.
Em alguns casos, o valor do subsídio poderia chegar aos 90% do valor do imóvel. No entanto, ainda não se sabe o valor do orçamento para essa faixa específica. Mas, no total, o Minha Casa Minha Vida terá cerca de R$ 10 bilhões no orçamento deste ano.
Leia também: Maravilha: 14º Salário do INSS tem novo valor em 2023!
Outra novidade que poderá surgir no programa habitacional em 2023 é o surgimento de varandas nos apartamentos. Segundo o presidente, as pessoas de menor poder aquisitivo também merecem ter um apartamento com qualidade e conforto.
Demais vantagens do programa
No entanto, o Minha Casa Minha Vida também é um programa que contempla pessoas de outras faixas de renda. Isso desde que não possua imóveis naquela região onde mora, de acordo com o regulamento.
Por exemplo, é possível ter um pouco de subsídio, dependendo da renda, e também uma taxa de juros mais baixa. Isso para quem comprar um imóvel que tenha um valor dentro da faixa máxima permitida.
Leia também: Maravilha: 13º Salário do INSS tem parcelas confirmadas?
No momento, o governo ainda não definiu qual o teto do valor de uma casa ou apartamento dentro do programa Minha Casa Minha Vida. De todo o modo, a expectativa do novo programa é que isso possa também aquecer o mercado imobiliário e da construção civil.
Desse modo, quem comprar um imóvel pelo Minha Casa Minha vida, também poderá sair do aluguel e pagar uma prestação até mais barata. Entre outras coisas, o programa habitacional permite o financiamento que poder chegar a 40 anos, dentro do sistema SAC, quando o valor das parcelas vai decrescendo a cada ano.
Consequentemente, isso gera mais segurança para o comprador, que vai poder se programar melhor. No entanto, o SAC vale também para outras modalidades de compra, além do Minha Casa Minha Vida 2023.
Leia também: Oficial: Essas mudanças vão deixar a prova de vida do INSS mais fáceis; Saiba quais são
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!