O aplicativo do CadÚnico (Cadastro Único) terá uma nova função para os seus usuários. Esse cadastro é a porta de entrada para o recebimento de benefícios assistenciais, e uma forma de o Governo Federal ter acesso à situação socioeconômica das famílias. Confira qual é a novidade desse aplicativo:
Qual a nova função do aplicativo CadÚnico?
A nova função do aplicativo CadÚnico permite que as pessoas que se cadastraram de forma irregular no Cadastro Único possam fazer o desligamento por conta própria. Ou, então, que essas pessoas façam o cadastramento de forma correta.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o intuito dessa atualização do aplicativo é conseguir identificar as pessoas que fizeram o cadastro isoladamente, mesmo que morem com a família.
O ministro disse, ainda, que o pente-fino realizado no Bolsa Família identificou que, dos dez milhões de inscrições em análise, cerca de 2,5 milhões apresentaram algum tipo de irregularidade. Esses casos são, em sua maioria, devido às famílias que se cadastraram de forma dividida para receber um valor maior de benefício.
Dessa forma, a nova função do aplicativo CadÚnico é permitir que essas pessoas solicitem o cancelamento do cadastro feito de forma irregular e sejam incluídas no registro de forma correta.
Contudo, não há a informação de quando a nova função terá implementação, nem até quando vai valer. Além disso, o Governo não divulgou se as pessoas irregulares no cadastro sofrerão algum tipo de sanção.
Leia mais: Comunicado do governo sobre Bolsa Família surpreende 5 milhões de brasileiros; Veja
Como vai funcionar a reestruturação?
O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome vai repassar, de forma emergencial, cerca de R$ 200 milhões a municípios e estados, entre março e abril de 2023. Os governos municipais e estaduais devem ajudar na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Assim, possibilitará a busca ativa pelas pessoas que têm direito aos benefícios assistenciais.
Um acordo do ministério com a Defensoria Pública da União e Advocacia Geral da União foi assinado para a reestruturação e fortalecimento do CadÚnico. A pasta analisou que há injustiça, pois muitas pessoas estão na fila de espera para receber algum benefício assistencial. Dessa forma, não há orçamento o suficiente, pois pessoas com renda mais elevada acabam recebendo de forma irregular.
Leia mais: URGENTE: Consignado do Bolsa Família sofre mudança drástica; Veja
Como baixar o aplicativo CadÚnico
O download do aplicativo pode ser feito pelas lojas de aplicativo Play Store (Android) ou App Store (iOS). Após instalado, basta que o usuário faça o login, o qual é o mesmo da plataforma gov.br.
Ou, então, basta seguir o passo a passo inserindo as informações, como CPF e data de nascimento para criar um cadastro novo e ter acesso ao aplicativo.
Leia mais: Confira: Novidades no Bolsa Família na hora do saque; Veja o que é
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!