Os depósitos dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os quais são de maiores valores, deverão ser efetuados nas contas dos beneficiários a partir do dia 1º de fevereiro. Os pagamentos do INSS são destinados a pensionistas e aposentados.
Desde que o INSS aplicou o reajuste anual, esta será a primeira parcela dos seguros que correspondem a uma quantia maior que o piso nacional, sendo calculados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), referente ao acúmulo de 2022.
Leia em seguida: Veja novo valor e quem tem direito a receber auxílio-reclusão
Teto de pagamento do INSS foi alterado em 2022
No ano passado, o percentual do INPC foi de 5,93%, aplicado no limite máximo dos seguros da Previdência Social e ficando no valor limite de R$ 7.507,49 em 2023. No que lhe concerne, os segurados que possuem o direito ao pagamento mensal equivalente ao salário mínimo podem receber o mesmo reajuste determinado para o piso dos trabalhadores em que foi feito pelo Governo Federal, onde foi determinado o mínimo de R$1.302,00, ou seja, o piso previdenciário precisa ser do mesmo valor.
Leia em seguida: Veja novo valor e quem tem direito a receber auxílio-reclusão
Qual a diferença entre benefício suspenso e benefício cessado?
Quando seu pagamento do INSS é interrompido temporariamente, significa que ele está suspenso e que você pode voltar a receber o benefício ao corrigir o que fez de errado ou deixou de fazer. Já quando ele é cessado, a perda do benefício é permanente. Isso ocorre, pois o órgão percebe fraude comprovada da parte do beneficiário.
Leia em seguida: Projeto prevê pagamento de salário em dobro para aposentados; Saiba como receber
O que fazer em caso de suspensão de benefício?
Primeiro, descubra o motivo do pagamento do seu benefício ter sido interrompido. Você pode fazer isso entrando em contato com a instituição discando 132. Caso você acredite que está sofrendo injustiça, você pode recorrer, dentro do próprio órgão, para reaver seu pagamento INSS. Este contato deve ocorrer em até 30 dias do interrompimento do auxílio.
Caso haja um motivo justificável, o prazo de 30 dias pode se estender por até 60 dias. Isso poderá ser feito diretamente pelo aplicativo ou site do Meu INSS. Basta ir até “Meus Benefícios” e em seguida, em “Reativar Benefício”.
Leia em seguida: INSS fechou folha de pagamento de aposentadorias; Confira valor
Sempre procure seus direitos
Para ter conhecimento dos seus direitos e mais informações, você pode consultar por um advogado especializado em direito previdenciário, assim será possível recorrer com instrução a suspensão do pagamento do seu benefício INSS e reaver seus pagamentos. Além disso, você ainda pode ver quais pontos devem ser corrigidos para que seus benefícios sejam reavidos e suas parcelas voltem a ser depositadas.
Leia em seguida: Novidade: Novo aumento de margem liberada para aposentados; veja agora
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.