A partir de 2023 a prova de vida do INSS voltará a ser obrigatória, fato que tem deixado muitas dúvidas. Isso porque, durante a pandemia deixou de ser obrigatória e também devido à reforma da Previdência, é comum que as pessoas acreditem que a prova de vida do INSS também sofrerá algumas alterações em 2023. Este conjunto gera dúvidas e perguntas, por isto neste texto mostraremos quais as mudanças na prova de vida do INSS neste ano!
O que é a prova de vida do INSS?
Como o nome sugere, é uma forma de comprovar ao INSS que determinada pessoa está viva. Assim, ela ainda poderá receber seu respectivo benefício, que pode ser pensão, aposentadoria, etc.
Leia em seguida: Tabela Do Imposto De Renda Pode Ser Reformada Em 2023! Confira Aqui
Como funcionava a prova de vida do INSS?
O INSS exigia que os indivíduos entrem em contato com uma das agências para confirmar sua existência. Sendo assim, o INSS incentivou todos os aposentados, pensionistas e demais beneficiários a se filiarem a uma das instituições de previdência social.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Após uma análise, seria possível fornecer prova de existência por meio do registro do titular dos dados. Mas, devido à pandemia, o processo foi suspenso. Afinal, os riscos de contaminação eram altos, dadas as aglomerações em locais fechados.
Além do pico da COVID, a instabilidade econômica afetou a maioria das famílias brasileiras, levando à suspensão dos atestados de vida. Até porque várias famílias só eram seguradas pelo INSS para se sustentar.
Leia em seguida: Bolsa Família Já Está Pagando Beneficiários! Confira O Calendário Completo Aqui
Uma das principais mudanças na prova de vida é que a partir de 2023 o próprio INSS será o responsável por certificar se o segurado ainda está vivo. Veja como funcionará a seguir!
Como funcionará a nova prova de vida do INSS?
Originalmente seguradora que tinha que ir a um centro de serviço para provar. Isso é tudo, é claro, exceto para pessoas que podem reconhecer seus rostos online ou visitá-los em casa.
Leia em seguida: Carro poderá ter financiamento pelo FGTS? Veja Aqui As Novidades
Mas, segundo algumas informações do INSS, para poder trespassar na prova de vida do INSS em 2023, haverá uma revisão das informações que devem estar nas bases do instituto TSE e de outras entidades dos três poderes.
Na prática, esse novo sistema exigirá apenas que o segurado tenha realizado um determinado tipo de arquivo comum à vida dos cidadãos.
Leia em seguida: Novo Benefício Social Diminui Custos Da Telefonia! Veja Quem Pode Se Inscrever Aqui
Isso significa que o INSS pode usar vários recursos e dados para garantir que o indivíduo ainda esteja vivo, tais como frequência pelo SUS ou votos eleitorais, entre outros vários métodos.
Todos esses são métodos aplicados pelo INSS para provar que a pessoa está viva e que ainda tem direito aos seus benefícios.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.